São Paulo

Artistas locais transformam o TEDx Ilhabela em uma travessia entre natureza, ancestralidade e regeneração

O TEDx Ilhabela 2025 ocorreu em 6 de outubro, das 8h às 19h, na Baía dos Vermelhos, em Ilhabela (SP)

A exposição “Artérias do Pulsar”, concebida como parte da experiência imersiva do TEDx Ilhabela 2025, transformou o Teatro Baía dos Vermelhos em uma travessia sensorial entre arte, natureza e ancestralidade. Sob a curadoria de Dea Gomes Constantino, a mostra integrou o circuito do evento e materializou o conceito de “corpo coletivo” que orientou o encontro, conectando o público às dimensões estética e simbólica da regeneração, tema central desta edição do TEDx.

Com seu olhar atento e profundo, Dea contribuiu para que a exposição fosse também um território de escuta e reconexão. Sua atuação reforçou o elo entre os artistas, o público e o próprio espaço natural de Ilhabela, traduzindo em presença e gesto o tema central do encontro: a regeneração.

Entre os artistas participantes, Carolina Furtado apresentou pinturas inspiradas na Mata Atlântica, nas quais plantas e paisagens expressam a interdependência e a abundância do bioma ilhéu. A peça central da exposição, a instalação “Artérias”, que guiava o público em uma jornada até o palco, foi viabilizada por uma doação de tecidos da empresa Spada, que se tornou apoiadora do projeto. O designer e ceramista Kiyoshi Koide foi então convidado a executar a obra, trazendo sua expertise para transformar esses materiais, incluindo resíduos têxteis, na instalação que simbolizou o pulsar coletivo do evento. Talita dos Santos Sousa, idealizadora do Maeve Ateliê, explorou o macramê e a tecelagem como linguagens de memória e afeto, inspiradas na vida insular e nas relações humanas com o território.

A mostra também contou com a contribuição de Leandro Karaí Mirim, curador indígena do TEDx Ilhabela, que apresentou cocares sagrados rezados e preservados como testemunhos de resistência e continuidade cultural dos povos originários, em diálogo com o eixo “a raiz dos povos originários”, proposto pela curadoria.

As “artérias”, fios e estruturas que conduziam o público, simbolizaram esse pulsar coletivo e costuraram as diversas expressões artísticas em um único gesto poético, reafirmando Ilhabela como território vivo de cultura, ancestralidade e inovação ambiental. A cortina do palco, o tapete e os tecidos que compuseram a instalação foram uma doação da empresa Spada, exemplificando a viabilidade de parcerias que fomentam a arte e a regeneração.

“Estética é respiração, e desenhar espaços é criar lugares de encontro. Artérias do Pulsar nasce como um convite a atravessar conexões, entre pessoas e territórios, memórias e afetos, o que pulsa dentro e o que pulsa fora. A curadoria entrelaça três artérias que se encontram na Mata Atlântica de Ilhabela: a raiz dos povos originários, a linguagem da arte contemporânea e o olhar da pintura sobre a natureza. Essa arquitetura de conexões, onde design, arte e experiência se costuram, lembra que somos corpo coletivo e que o futuro só existe quando reconhecemos as interdependências que nos mantêm vivos”, afirma Dea Gomes Constantino.

A presença de Dea e desses artistas em “Artérias do Pulsar” sintetizou o espírito do TEDx Ilhabela: um festival de ideias, arte e regeneração que ultrapassa o formato tradicional de palestras. A contribuição revelou como a estética pode ser ponte entre o humano e o planeta, reafirmando Ilhabela como território vivo de cultura, ancestralidade e inovação ambiental.

Além disso, o evento contou com a exposição “It’s raining red people (and I feel good)”, da artista Maristela Colucci, uma instalação fotográfica imersiva montada na floresta que envolve o anfiteatro da Baía dos Vermelhos. Também integrou o evento o artista Sérgio Mancini, que apresentou uma obra criada a partir de madeiras e materiais reaproveitados recolhidos nas praias da ilha. Mancini transformou resíduos em uma expressão artística vibrante, marcada por cores intensas e representações da vida marinha, ressaltando a conexão entre arte, natureza e sustentabilidade.

Sobre o TEDx Ilhabela 

O TEDx Ilhabela 2025 ocorreu em 6 de outubro, das 8h às 19h, na Baía dos Vermelhos, em Ilhabela (SP). Licenciado pela plataforma global TEDx, o evento reuniu especialistas, lideranças e representantes da sociedade civil para apresentar e compartilhar ideias voltadas à sustentabilidade, bioeconomia e regeneração socioambiental. Com patrocínio de Vermelhos Ilhabela e Templo do Ser, o encontro reforça o compromisso do arquipélago em se consolidar como referência nacional em inovação e diálogo estratégico em um ano marcado pela preparação para a COP 30. Para mais informações, acesse:  www.tedxilhabela.com.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *