Saúde

Harmonização facial ganha nova abordagem e prioriza a naturalidade para o público 40+

Especialista destaca que pacientes buscam resultados sutis, que realcem a beleza individual sem apagar os traços do envelhecimento

A busca por procedimentos estéticos tem se transformado, especialmente entre o público acima dos 40 anos. Longe da busca por uma juventude eterna, a nova tendência é envelhecer com autenticidade, leveza e vitalidade. Segundo a Dra. Erika Kugler, especialista em harmonização facial, os pacientes dessa faixa etária se tornaram mais seletivos, buscando resultados que preservam a naturalidade e a individualidade.

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) mostram que a procura por intervenções estéticas cresceu 390% nos últimos cinco anos, com o foco mudando para suavizar os sinais do tempo e manter a vitalidade, não apagar as características que tornam cada rosto único.

A Dra. Erika explica que a nova era da harmonização facial é focada no estímulo de colágeno, tornando o preenchimento apenas um coadjuvante. “Hoje, o preenchimento deixou de ser o protagonista e o foco passou a ser o estímulo de colágeno. Essa mudança traz resultados mais leves, progressivos e duradouros, permitindo que o rosto mantenha sua identidade sem sinais de exagero”, afirma. Essa abordagem, que também inclui a utilização de toxina botulínica, bioestimuladores e tecnologias avançadas como o Endolaser, permite um resultado mais leve, progressivo e duradouro, mantendo a identidade do rosto sem exageros.

Os procedimentos mais procurados por esse público incluem toxina botulínica para suavizar marcas de expressão, bioestimuladores de colágeno para firmeza e qualidade da pele, e preenchimentos sutis e estratégicos.Para a especialista, o maior ganho desse novo olhar para a estética não é apenas físico, mas também psicológico e emocional. “O maior ganho é sentir-se bem na própria pele. Quando o paciente percebe que pode envelhecer mantendo seus traços, mas com frescor, autoestima e vitalidade, sua relação com o espelho muda”, conclui. Ela ressalta que a busca pelo cuidado saudável com a aparência se diferencia da procura exagerada pela juventude eterna, pois o equilíbrio está em protocolos planejados com intervalos adequados e respeito à anatomia.

Para quem deseja iniciar os cuidados estéticos sem medo de perder a identidade, a Dra Erika deixa um conselho. “A escolha de um profissional especialista em envelhecimento facial é fundamental: alguém que compreenda anatomia, proporções e, principalmente, limites. Assim, você terá segurança de valorizar sua identidade, realçar seus traços e envelhecer com leveza.”

Sobre a especialista: Dra. Erika Kugler é cirurgiã bucomaxilofacial especializada em estética avançada, envelhecimento facial e pioneira em harmonização com ultrasom na Baixada Santista. Com ampla experiência em protocolos personalizados e técnicas modernas de harmonização facial, atua com foco na naturalidade, segurança e valorização da identidade individual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *