Você sabe fazer uma limpeza de pele em casa?

Buscas pelo tratamento caseiro tiveram alta na pandemia

A quarententa despertou uma maneira diferente de se cuidar, a rotina de skincare fez parte da vida das brasileiras, e no Google termos como “Limpeza de pele profunda” e “receita caseira de limpeza de pele” tivessem aumentos de 3900% e 170%, respectivamente.

Como saber o seu tipo de pele do rosto? Descubra agora!

Você sabia que o tipo de pele pode influenciar nos seus cuidados com ela e na escolha dos produtos para rotina skincare? Isso porque há indicações específicas para evitar manchas e vermelhidão para cada tipo de pele. Além disso, na hora de fazer sua rotina de cuidados, é importante utilizar cosméticos que estão de acordo com as características da sua pele, caso contrário isso pode contribuir para a piora da pele.

Para quem sonha em ter a pele perfeita, precisa saber se sua pele é oleosa, seca, normal ou mista, afinal os cuidados não funcionarão se os produtos não estiverem de acordo com o seu tipo de pele.

A esteticista Diana Ítala, especialista em limpeza de pele, listou as principais características de cada uma delas e o tipo de limpeza que devemos fazer. Confira!

Identificando o seu tipo de pele

Pele oleosa: “Esse tipo é o mais comum entre as brasileiras e possui poros abertos e dilatados, deixando a região chamada da testa, nariz e queixo com oleosidade. Pele deste tipo lidam com o excesso de brilho, além de possuírem maior tendência a formar cravos e espinhas”.

Pele seca: “ são aquelas que não conseguem reter água o suficiente para a pele, pois possui uma baixa produção de lipídios (sebo). Pele deste tipo está mais sensível às irritações, coceiras, vermelhidão e possuem um aspecto ressecado e com pouca luminosidade”.

Pele normal: “possuem equilíbrio entre o sebo e a umidade. Esse estilo possui uma textura aveludada com poros pouco visíveis, é pouco brilhosa ou ressecada, além de ser a mais saudável”.

Pele mista: “quem tem esse tipo de pele possui oleosidade na área da testa, nariz e queixo, mas possui ressecamento nas outras partes do rosto. Nesse caso, é uma pele que precisa de hidratação e controle de brilho”.

A melhor limpeza de pele para cada tipo

Pele oleosa: “o ideal é realizar a limpeza de 2 a 3 vezes por dia com sabonetes que tenham ativos calmantes e seborreguladores. Além disso, é importante usar água fria sempre e passar um tônico para deixar o rosto mais sequinho e usar a versão oil-free do protetor solar”.

Pele seca: “é indicado utilizar cremes que possuem ácido hialurônico, ceramidas, ureia e antioxidantes na composição. É um tipo de pele que não deve ser esfoliada, mas sim higienizada à base de extratos calmantes e tônicos sem álcool”.

Pele normal: “esse tipo de pele precisa de uma rotina simples, lavar 2 vezes ao dia com sabonete suave, usar um hidratante com a textura leve e finalizar com um protetor solar de toque seco é o ideal”.

Pele mista: “por ser uma pele que é oleosa e seca ao mesmo tempo, a região da testa, nariz e queixo devem receber mais atenção. Nessas áreas devem ser feitos os mesmos cuidados da pele oleosa”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *