Itanhaém

Meio Ambiente: cartilhas orientam sobre o plantio de árvores em calçadas

INFORMATIVO – Vegetação urbana traz diversas vantagens para o ambiente e melhorias na qualidade de vida

A arborização urbana é uma prática muito importante por diversas razões, pois ajuda a regular o microclima local, filtra a poluição, aumenta a biodiversidade, entre outras mais. Porém, para que ela seja executada apropriadamente, é necessário seguir algumas normas e indicações a fim de não causar riscos incômodos à população. Para isso, a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente disponibilizou alguns documentos que contêm instruções e regras para a população se informar antes de executar o plantio.

Um dos cuidados a se ter ao escolher qual árvore plantar na sua calçada é o porte dela. Dependendo do espaço disponível é preciso escolher entre espécies de pequeno, médio e grande porte. Além disso, também é importante observar a frutificação e a floração das árvores, se é mais interessante um florescimento exuberante ou flores ornamentais. Espécies frutíferas são mais indicadas a serem plantadas em áreas distantes de centros urbanos, pois as frutas podem atrair animais.

As cartilhas também possuem orientações detalhadas de como efetivar o plantio e o manejo para que a planta seja tratada corretamente. É mais favorável que ela seja plantada durante a época de chuvas, em Itanhaém, por exemplo, entre setembro e maio. As mudas são distribuídas gratuitamente no viveiro da Prefeitura, mas também podem ser adquiridas no comércio local, seguindo os critérios de padronização listados nos documentos.

Confira aqui as cartilhas

Catálogo das espécies arbóreas para plantio em calçadas
Cartilha: Por que as Árvores de Rua são importantes?
Cartilha: Implantação e Manejo da Arborização Urbana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *