Notícias Corporativas

Cresce busca por implantes dentários com tecnologia digital

Segundo levantamento da Mordor Intelligence, o envelhecimento de mercado, o aumento da incidência de doenças orais, o aumento da demanda por estética dental, e o aumento da utilização de tecnologias computadorizadas são os principais impulsionadores do mercado atual para os implantes dentários. O tamanho do mercado da implantodontia, por exemplo, é estimado em US$ 4,94 bilhões em 2024, e deverá atingir US$ 7,19 bilhões até 2029.

Além disso, de acordo com dados do Conselho Federal de Odontologia, a saúde bucal dos brasileiros sofreu impactos importantes durante a epidemia de COVID-19, devido ao afastamento dos pacientes dos consultórios, que agora precisam ser resolvidos pelos cirurgiões-dentistas. O Dr. Roberto Markarian, especialista em implantes dentários, de São Paulo, ressalta que neste momento, os pacientes já retornaram aos consultórios normalmente, porém com problemas dentários de maior gravidade, haja visto que não foi realizado um trabalho preventivo e que doenças orais iniciais foram se agravando, muitas delas levando à perda de dentes.

Entretanto, nesse ínterim, a odontologia e especificamente a área de implantodontia vivenciou avanços em suas tecnologias, com evoluções no campo da Odontologia Digital e Inteligência Artificial, afirma o implantodontista Dr Markarian: “Estão surgindo modernos materiais e processos: implantes de zircônia, próteses dentárias impressas em impressoras 3D e guias cirúrgicos para cirurgias de implante sem cortes. Dessa forma o dentista está deixando de ser por definição um exímio artesão, para ser também um projetista digital”, diz.

Precisão nas cirurgias de implante

O Dr. Roberto Markarian, explica que o implante dentário é uma alternativa para substituir dentes perdidos e restaurar a função mastigatória e estética do sorriso: “O implante dentário é um pino inserido cirurgicamente no osso maxilar ou mandibular, em um procedimento simples e rápido. Ele integra-se ao tecido ósseo num processo chamado osseointegração”, cita o especialista, e acrescenta que as cirurgias de implante agora podem ser guiadas por computador, substituindo as cirurgias à mão livre, o que representa um avanço significativo ao oferecer procedimentos menos invasivos, muito mais precisos, com menor dor e recuperação acelerada para os pacientes.

O processo de uma cirurgia de implante computadorizada se inicia com a captura de imagens de dentro da boca do paciente, por meio de um tipo de câmera, chamada “scanner intraoral”, e com a coleta da informação do osso do paciente, através do exame chamado tomografia computadorizada 3D. “Um software específico unifica as informações do osso (tomografia) e dos dentes (scanner). É então possível realizar um planejamento muito detalhado de qual a posição final dos implantes, tudo isso antes mesmo de realizar a cirurgia, ou seja sem nenhuma invasividade”, expõe.

Integração Óssea Acelerada

O Dr Markarian justifica que cientistas, desenvolveram recentemente formas para reduzir o prazo de cicatrização dos implantes, que hoje caiu para três semanas – em algumas situações específicas (implantes de cicatrização rápida), enquanto que até alguns anos atrás era necessário esperar até seis meses. “Hoje em dia há tratamentos otimizados que podem ser feitos em consultórios mais equipados, com uma entrega muito rápida, é o chamado Day Clinic Odontológico. Nessa modalidade o paciente faz um intensivo em seu tratamento para realizar o maior número de procedimentos em uma mesma visita”, pontua.

Materiais Inovadores e Personalização Protética com Tecnologia CAD/CAM

A tecnologia CAD/CAM (desenho e fabricação com uso de computador) é capaz de desenhar restaurações dentárias, como coroas, pontes e facetas, que são fabricadas com precisão em materiais inovadores protéticos. Dentre esses materiais, destacam-se a zircônia, cerâmica e resinas, que são fabricadas por máquinas robotizadas dentro da clínica de implante dentário, elucida o profissional.

“Cada uma dessas inovações proporciona tratamentos mais eficazes e confortáveis, eficazes para a perda dentária de um dente ou mesmo de todos os dentes (a chamada prótese protocolo). Além disso, essas novas tecnologias, trazem mais conforto ao paciente, e proporcionam melhores resultados, de forma mais rápida e eficiente”, finaliza o implantodontista, especialista em prótese dentária em São Paulo.

Para mais informações, basta acessar: https://www.implart.com.br/

1win mexico