Saúde

Sabia que seu cabelo é o que você come?

Os alimentos ingeridos, especialmente as proteínas, impactam de forma substancial na saúde dos fios

Uma dieta saudável e equilibrada é capaz de gerar impactos positivos em diversos aspectos do corpo. Com os cabelos não é diferente! Ao ingerir mais vitaminas e proteínas, por exemplo, os fios tendem a responder aos estímulos, como explica a tricologista Paula Guimarães. “Os fios são compostos praticamente de 90% de queratina (uma proteína), portanto a falta de proteínas em uma alimentação pode afetar muito a saúde dos cabelos. Logo, uma dieta rica em peixes, ovos, carnes e derivados tende a trazer mais força aos fios, evitando aquela aparência opaca. Já as vitaminas contribuem para incentivar o crescimento saudável, por isso, não devemos deixar de incluir na dieta alimentos como frutas cítricas, sementes e oleaginosas”, explica.

Mas, para além da ingestão destes ativos por meio da alimentação diária, é possível utilizar o que há de mais tecnológico nas fórmulas disponíveis no mercado cosmético, para garantir resultados ainda mais satisfatórios. A JustForYou, maior beauty tech de cosméticos personalizados da América Latina, tem fórmulas para todos os tipos de cabelos, rotinas e hábitos alimentares. Logo, atrelando a alimentação saudável com a utilização dos ativos, os fios respondem de maneira mais certeira aos estímulos positivos. 

“Os cosméticos têm importância na manutenção diária dos fios, uma vez que os fios não contém células vivas, apenas no bulbo, o cabelo não se regenera. Por isso os cosméticos têm papel fundamental em manter o aspecto e beleza, por acabar simulando nos fios aquilo que foi perdido nas agressões química e físicas do dia a dia”, afirma Paula.

Para acertar na fórmula, a JustForYou solicita ao consumidor que responda a um questionário de personalização. As perguntas levam em consideração, entre outros fatores, os hábitos alimentares da pessoa. O cliente seleciona, dentre quatro opções de rotinas alimentares disponíveis, qual melhor se encaixa em seu padrão diário: sem restrições, poucas calorias, balanceada ou vegetariana/vegana. Cada uma delas atende a diferentes necessidades e carências.

Personalização das fórmulas 

O padrão mais assinalado pelos clientes da JustForYou, conforme o levantamento referente ao ano de 2021, foi o “sem restrições” — 69,09% dos consumidores informaram ter essa rotina alimentar. Isso significa que a maioria ainda come o que tem vontade, de acordo com o paladar. A diversidade de alimentos ingeridos proporciona uma variedade nutricional até para o cabelo, mas nesses casos, é importante apenas evitar o excesso de alimentos gordurosos, que podem desencadear a oleosidade nos fios e contribuir para o surgimento de caspa e até mesmo queda capilar. É com esse cuidado que a fórmula é pensada para a maior parte dos clientes. 

Em seguida, os ativos mais procurados são aqueles para dietas balanceadas. 23,46% dos clientes afirmam ter uma alimentação equilibrada, com diferentes fontes de nutrientes, sem grandes exageros ou restrições. Essa alimentação balanceada tende a deixar os fios saudáveis, já que há a ingestão correta dos alimentos e na quantidade adequada.

A alimentação com poucas calorias corresponde a 5,24% dos clientes que responderam ao questionário. Essas pessoas costumam evitar alimentos calóricos com objetivo de manter o peso ou a saúde. Alex Eduardo Domingos, diretor de P&D e fundador da JustForYou explica que a limitação de certos alimentos também pode resultar na carência de alguns nutrientes. “Isso pode causar, em alguns casos, fragilização dos fios, que ficam mais propensos à queda ou quebra. Por isso, é essencial complementar a nutrição dos fios por outros meios”, salienta. 

Por último, 2,21% dos consumidores relataram terem uma alimentação vegetariana ou vegana, ou seja, sem o consumo de carnes (vegetariana) ou nenhum alimento de fonte animal (vegana). Esses casos carecem de atenção redobrada, uma vez que a diminuição do consumo de proteínas animais pode deixar os fios frágeis, sem brilho ou com queda, uma vez que são constituídos basicamente de proteínas.

Para dietas com restrições, os avanços nas tecnologias farmacêuticas só têm a facilitar o cuidado com a saúde de maneira holística e prática. “É por isso que temos produtos sob medida para cada tipo de pessoa no mercado. Nosso organismo necessita de vitaminas e nutrientes específicos para que consiga se manter forte e saudável, mas nem sempre é possível conquistar isso apenas com uma alimentação balanceada. Por isso, muitas pessoas nos procuram para complementar esse cuidado”, explica Alex. 

Sobre a JustForYou

A JustForYou é a primeira e maior beauty tech de cosméticos personalizados para cabelo da América Latina. Por meio de inteligência artificial, a empresa desenvolve produtos de alta performance adaptados às características, rotinas e desejos de cada pessoa. Unindo beleza personalizada e minimalismo sustentável, suas fórmulas exclusivas contém ingredientes naturais e espuma natural, são livres de químicos agressivos e sem testes em animais. Nos últimos três anos, 2,5 milhões de fórmulas únicas foram analisadas pela tecnologia de personalização. Além da ampliação de seu portfólio prevista para esse ano, a startup começou a expandir sua área de atuação em 2022, oferecendo sua expertise já consolidada (em tecnologia e operação) para outras marcas nativas digitais do segmento de beleza, saúde e bem-estar. A empresa manipula produtos para outras marcas e também oferece soluções digitais específicas para cada uma. Atualmente, a JustForYou é a empresa que possui mais dados sobre rotinas, necessidades, efeitos desejados, procedimentos e tipos de cabelo do que qualquer outra do segmento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *