Saúde

Entenda a cirurgia de ginecomastia, procedimento de retirada das mamas realizado pelo ex-BBB Eliezer

Médico Cirurgião Plástico, Antonio Pitanguy, explica a intervenção cirúrgica realizada em homens que apresentam aumento das mamas

No último mês, o empresário e ex-BBB Eliezer revelou aos seguidores que realizou a cirurgia de ginecomastia, que consiste na redução de mamas masculina. O influenciador afirmou que espera se tornar um exemplo para outros homens que ainda se sentem desconfortáveis em falar sobre o assunto. Embora o procedimento não seja muito comentado, o especialista explica que a intervenção é mais comum do que se imagina.

“A cirurgia de ginecomastia é recomendada quando ocorre um aumento do tecido mamário ou gorduroso na região do tórax masculino, o que pode ocorrer tanto na adolescência como na idade adulta, frequentemente causando desconforto significativo aos pacientes”, explica  Antonio Pitanguy, cirurgião plástico membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

De acordo com o especialista, apesar de ainda ser um tabu social, a ginecomastia é mais comum do que se imagina, especialmente quando se considera a pseudoginecomastia. Esta, ao contrário da ginecomastia, não envolve o aumento do tecido mamário glandular, mas sim o acúmulo excessivo de gordura na região do tórax masculino. “É uma condição em que a aparência de mamas desenvolvidas em homens é causada principalmente pelo excesso de gordura, em vez de crescimento glandular real das mamas”, diz Antonio Pitanguy.

A ginecomastia pode ter várias causas, dentre elas distúrbios hormonais, obesidade, uso de medicamentos e até mesmo neoplasias, que nada mais são do que uma proliferação desordenada de células, formando uma massa anormal de tecido. “É essencial conduzir uma investigação completa para descartar diagnósticos diferenciais, já que a sua origem pode variar de paciente para paciente”, ressalta o profissional.

“É essencial que o paciente seja submetido a uma avaliação clínica prévia, incluindo exames clínicos, exames de imagem e, quando necessário, a opinião de outros especialistas. A ginecomastia também pode possuir tratamentos diferentes. Por uso de medicamentos para diminuir quantidade de hormônios e/ou até mesmo a cirurgia de ginecomastia”, complementa.

Após o procedimento cirúrgico, o paciente passa por um breve período de recuperação, e conta com o uso de cinta de compressão para ajudar a reduzir o inchaço e o desconforto, além de repouso total por quantos dias o médico profissional orientar.

Sobre Antonio Pitanguy:

Antonio Pitanguy é neto do mestre da Cirurgia Plástica Ivo Pitanguy, único descendente direto das técnicas do avô atuando no campo. Concluiu sua especialização no Instituto Ivo Pitanguy e é membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Através de conversas com o avô, Antonio absorveu os conceitos de beleza e harmonia que sedimentaram a carreira do mestre – uma mini Bio dele, mas vc pode colocar que ele é cirurgião plástico membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1win mexico