Notícias Corporativas

Coworking reduz custos e beneficia economia local

Coworking é um modelo de trabalho que consiste em compartilhar um espaço com outros profissionais, de diferentes áreas e segmentos, que buscam um ambiente adequado, confortável e inspirador para realizar suas atividades.

Esse modelo de trabalho colaborativo surgiu nos Estados Unidos, no início dos anos 2000, e vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo, especialmente com as mudanças no mundo do trabalho provocadas pela pandemia de Covid-19.

Segundo o Censo Coworking 2023, realizado pela Woba, o número de espaços compartilhados no Brasil aumentou 63% entre 2019 e 2023, totalizando mais de 2,4 mil locais em 125 municípios do país. A pesquisa também mostra que os coworkings faturam, em média, R$ 305 mil por ano, com lucro médio anual de R$ 115 mil. 

Vantagens do Coworking

Saulo Da Rós, Coworking Smart, explica que o coworking oferece diversas vantagens para os seus usuários, tanto do ponto de vista econômico quanto do social e ambiental. “Ao utilizar um espaço de coworking, os profissionais economizam em aluguel, equipamentos, manutenção, serviços de escritório, impostos e outras despesas que teriam ao manter um escritório próprio. Além disso, os coworkings oferecem planos flexíveis, que se adaptam às necessidades e ao orçamento de cada um”, enfatiza.

Saulo fala sobre a economia de custos, que os usuários de espaço coworking passam a ter, “os profissionais economizam em aluguel, equipamentos, manutenção, serviços de escritório, impostos e outras despesas que teriam ao manter um escritório próprio”, afirma.

O Networking é outro ponto que Saulo diz ser super positivo, proporcionando a oportunidade de conhecer e interagir com outros profissionais, de diferentes áreas e segmentos, que podem se tornar potenciais parceiros, clientes, fornecedores ou amigos. O ambiente colaborativo favorece a troca de experiências, conhecimentos, ideias e contatos, ampliando as possibilidades de negócios e de aprendizado.

“O coworking é uma forma de democratizar o acesso a uma infraestrutura de qualidade, com baixo custo e alto valor agregado,” afirma o CEO.

Coworking pode impactar a economia local

Saulo Da Rós afirma que o coworking não só beneficia os seus usuários, mas também impacta positivamente a economia local das cidades onde estão inseridos.

Um bom exemplo disso é a criação de uma rede de apoio de pequenas empresas, que acaba se criando quando uma pequena empresa que inicia suas atividades em um espaço compartilhado de coworking pode se tornar uma grande apoiadora e incentivadora local. Ela pode contratar serviços, comprar produtos, divulgar marcas e gerar renda para outros empreendedores e profissionais que atuam na mesma região, fortalecendo o ecossistema empreendedor e a economia local.

As potenciais parcerias que surgem do networking proporcionado pelos espaços de coworking é um ponto que merece especial destaque segundo o CEO: “O Coworking pode gerar potenciais parcerias entre os profissionais que compartilham o mesmo espaço, que podem se unir para desenvolver projetos, solucionar problemas, atender demandas e criar oportunidades de negócios, tanto para si quanto para a comunidade local”.

Mas para Saulo, um dos pontos mais positivos é a geração de empregos, tanto diretos quanto indiretos, na economia local. Os empregos diretos são aqueles relacionados à operação e à gestão dos espaços de coworking, que demandam profissionais qualificados e capacitados para atender aos seus usuários. Os empregos indiretos são aqueles gerados pelos negócios que se desenvolvem nos espaços de coworking, que podem contratar mão de obra local para suas atividades.

O Ceo Founder complementa que o coworking é uma alternativa econômica e sustentável para trabalhar, que oferece diversas vantagens para os seus usuários e para a economia local.

“Ele é uma tendência que veio para ficar, especialmente com as mudanças no mundo do trabalho provocadas pela pandemia de Covid-19, que exigem mais flexibilidade, colaboração e inovação,” finaliza.