Notícias Corporativas

Empreendedorismo no Brasil tem atingido milhões de pessoas

O empreendedorismo, um dos pilares da economia, tem mostrado mudanças constantes. A era atual tem desafiado indivíduos a inovar não apenas em produtos ou serviços, mas na essência de gerir negócios. Uma recente publicação do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), apontou algumas tendências para o mundo dos negócios neste ano, destacando as mudanças ocorridas por avanços tecnológicos, pautas de transformações sociais e novos comportamentos de consumo que afetam o contexto de empreendedorismo no país.

Ainda segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Brasil teve 2,7 milhões de novas empresas abertas no ano de 2023. Os dados estão presentes no relatório Mapa de Empresas e diz respeito ao segundo quadrimestre de 2023. A edição destaca que em números absolutos, o estado de São Paulo foi o que registrou o maior número de empresas abertas (408.116), seguido por Minas Gerais (147.147) e Rio de Janeiro (115.264).

Saulo Da Rós, CEO do Coworking Smart e autor da obra “O Empreendedor Smart”, ilustra que os números apresentados revelam as rápidas e significativas mudanças  na economia, na tecnologia e também nos comportamentos sociais.

“É preciso que o empreendedor adote uma postura inteligente diante das oportunidades do mercado, buscando assim, triunfo nos negócios. É fundamental que o profissional tome decisões baseadas em dados, análises, e tenha um planejamento estratégico rigoroso. Estas medidas permitem uma navegação segura e assertiva em um mercado volátil, preparando o empreendedor para enfrentar incertezas futuras e capitalizar oportunidades emergentes”, pontua.

Ainda segundo Da Rós, essa tendência é corroborada pelo aumento do uso de tecnologias avançadas para coleta e análise de dados, permitindo previsões mais precisas e a implementação de estratégias de negócios mais eficientes. “Um empreendedor irá se destacar ao identificar oportunidades, inovar, gerir riscos, e adaptar-se dinamicamente às tendências de mercado. Complementar a esta resiliência, a flexibilidade para ajustar estratégias em resposta às dinâmicas de mercado é crucial. A habilidade de pivotar quando necessário sem perder o foco no objetivo final deve ser uma característica marcante do empreendedorismo moderno”, complementa.

Já conforme a Pesquisa Sebrae sobre Sobrevivência de Empresas de 2023, mais de 40% das empresas fecham suas portas antes do quinto ano de existência. Os motivos citados são falta de planejamento, despreparo da liderança e descontrole na gestão. Um resultado da pesquisa que chama atenção é que, das empresas que fecharam as portas em menos de 5 anos de existência, 64% dos empreendedores não buscam nenhum tipo de capacitação.

O CEO do Coworking Smart, reforça que no ambiente de negócios atual, as condições de mercado mudam rapidamente e os empreendedores precisam estar preparados para alguns imprevistos que impactam a prosperidade do negócio. Ainda segundo ele, o sucesso de qualquer negócio demanda uma fusão de planejamento, estratégia, inteligência, e adaptabilidade. “Em um mundo onde a única constante é a mudança, a resiliência se torna uma virtude indispensável. Empreendedores de sucesso aprendem com seus erros e persistem em seus objetivos, buscando superar os obstáculos em seus negócios”, conclui o especialista.

1win mexico