São Paulo

DER autoriza trânsito de veículos de grande porte na Via Anchieta (SP-150) durante a madrugada

Condutores deverão ficar atentos aos horários de circulação; a medida entra em vigor no dia 22 de novembro

A partir do dia 22 de novembro, veículos de cargas articulados, como bitrens, poderão circular entre os km 40 e 55, nas pistas sul e norte, no trecho de serra da Via Anchieta (SP-150), durante a madrugada. A medida, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), foi publicada na edição desta terça-feira (7).

A portaria permite a circulação de Combinações de Veículos de Carga (CVC) com comprimento de até 30 metros e peso bruto de no máximo 74 toneladas. O DER reforça, ainda, que os veículos precisarão de Autorização Especial de Tráfego (AET) para realizar o transporte. Além disso, a decisão atende a uma antiga reivindicação do segmento, que considerou estudos para a circulação de conjunto transportador no transporte de carga divisível, bem como a circulação de CVC de 30 metros.

Antes da publicação, o limite para o comprimento permitido era de 26 metros. Devido à restrição, o veículo era desengatado no km 40, e seguia apenas com parte da carga. Posteriormente, retornava para buscar a outra unidade, aumentando o número de viagens, consequentemente o trânsito na via, bem como a emissão de poluentes.

Importante destacar que, para garantir as condições de segurança aos usuários, foram realizados testes em campo pelas equipes técnicas do DER, da Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), da Polícia Militar Rodoviária e da concessionária Ecovias, que resultaram na publicação da portaria. Uma nova sinalização de alerta será implantada.
 

A circulação será permitida nos seguintes dias e horários:

  • de 1h até às 5h de segunda-feira;
  • das 23h de segunda-feira até às 5h de terça-feira;
  • das 23h de terça-feira até às 5h de quarta-feira;
  • das 23h de quarta-feira até às 5h de quinta-feira;
  • das 23h de quinta-feira até às 5h de sexta-feira.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *