Notícias Corporativas

Recife promove festival de inovação focado em gestão pública

Soluções inovadoras com foco em governos digitais (e-Gov) para facilitar a gestão pública e a vida da sociedade é o foco de um evento inédito que acontece a partir dessa terça-feira (12/03) e vai até a quarta (13/03). O Encontro Conecta Recife 2024 vai reunir na capital pernambucana instituições públicas e privadas, academia, empresas de tecnologia e startups, além de profissionais de diversas áreas para discutir o que há de mais moderno na prestação de serviços ao cidadão, como o emprego de inteligência artificial (I.A.) para o setor de saúde e finanças, por exemplo. Promovido pela Prefeitura da Cidade do Recife, através da Secretaria de e Ciência, Tecnologia e Inovação, junto com a Empresa Municipal de Informática (Emprel), o evento será realizado no Bairro do Recife, um dos mais importantes ambientes de desenvolvimento de tecnologias do Brasil.

A abertura contará com a presença da ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, do ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, do presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Alexandre Amorim e do prefeito da cidade do Recife, João Campos. Durante os dois dias, haverá exposição de empresas desenvolvedoras, rodada de negócios, apresentação de cases da gestão municipal e painéis temáticos com discussão de temas relevantes, além de I.A., transformação digital, marco legal das startups e os desafios dos municípios na era digital. 

Ao todo, 21 painéis serão realizados por convidados que são referência em gestão pública e em produção tecnológica no Brasil. Nomes como os de André Longo, presidente da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS; Camila Murta, especialista da Amazon Web Service (AWS); Pierre Lucena, presidente do Porto Digital; Ingrid Guimarães, presidente da Associação Brasileira de Startups; estão entre os 40 congressistas convidados para o Conecta. A ideia, de acordo com os organizadores, é discutir maneiras de desburocratizar, agilizar, simplificar, unificar e padronizar soluções digitais que envolvam governos digitais. 

PROGRAMAÇÃO – Um dos destaques do Conecta Recife são soluções desenvolvidas para saúde pública. É o caso do painel “Transformação Digital na Saúde e Ampliação do Acesso e da Qualidade”, apresentado por Hêider Pinto, médico sanitarista e pesquisador da Universidade Federal de São Paulo. Ele abordará a transformação digital na saúde do país, discutindo o fortalecimento do setor e a necessidade de avanços na atenção especializada. A mesa, que também contará com a presença do médico Iran Costa, será moderada por André Longo, e terá ainda a contribuição de Gustavo Godoy, PhD em Saúde Digital, que vai explorar os desafios e oportunidades trazidos pela transformação digital, incluindo o potencial do Big Data e da I.A. para o Sistema Único de Saúde e para os municípios brasileiros. 

Em um olhar sustentável, o evento terá um painel de discussão sobre cidades inteligentes e sustentáveis. Também serão debatidos o poder do ecossistema global de startups e inovação, a nova Lei de Licitações, a expertise do Porto Digital como ecossistema de sucesso, I.A. generativa e ações de sustentabilidade. 

O Conecta Recife contará, ainda, com inventário de emissões de gases que será contabilizado em painel em tempo real, indicando a compensação necessária. Nessa linha, promoverá a destinação adequada dos resíduos gerados e também disponibilizará um ponto de coleta para lixo eletroeletrônico (placas, computadores velhos, impressoras, telefones celulares, etc.) em uma parceria com cooperativas de catadores, garantindo que todo esse material seja reciclado de forma correta e não cause danos ao meio ambiente.

SERVIÇO:

O que: Conecta Recife 2024

Quando: 12 e 13 de março

Onde: Mirante do Paço, Recife Antigo (Recife-PE)

Horário: 8:30h às 18h

Site do evento: https://eventoconecta.recife.pe.gov.br/

Acompanhe ao vivo: https://www.youtube.com/@tvconectarecife

Programação completa: https://eventoconecta.recife.pe.gov.br/programacao/.