Notícias Corporativas

EdTech transforma ensino em Boituva com sistemas gamificados

A tecnologia educacional proporciona inovações nos ambientes escolares, transformando as experiências de professores e alunos. Com o passar dos anos, as escolas passaram a investir cada vez mais em ferramentas digitais de ensino para aprimorar o aprendizado, e na cidade de Boituva/SP, não foi diferente.

A partir de agora, a E.M.E.F. Profª Eney De Oliveira Moraes Campos conta com duas novas soluções: o ALT, focado na alfabetização infantil e no desenvolvimento de crianças no espectro autista; e o Magic Club, um sistema de ensino bilíngue completo que, na escola, irá apoiar o ensino do inglês. 

Com abordagem lúdica e metodologias centradas no aluno, a ideia é levar tecnologia para o dia a dia dos estudantes do ensino fundamental sempre colocando-os como protagonistas em seu processo de aprendizagem.

Ensino bilíngue

O Magic Club oferece um aplicativo com jogos educativos para aumentar o engajamento e interesse. Além disso, também possui recursos como livros, videoaulas e projetos interdisciplinares para promover a fluência em inglês de forma leve e interativa.

Segundo  Moisés Bernardo Rossi, CEO da MBR Tecnologia Educacional, EdTech responsável pela criação e implantação dos produtos, o Magic Club representa uma mudança significativa no ensino de inglês, oferecendo ferramentas para que os estudantes possam se tornar indivíduos verdadeiramente bilíngues.

Na escola municipal Eney, o Magic Club irá apoiar o ensino da língua inglesa, mas o sistema tem currículo completo, com a possibilidade de aplicação com o objetivo de tornar uma escola, ou rede de ensino, totalmente bilíngue.

Inclusão escolar

A escola municipal adotou, ainda, o ALT, um aplicativo que melhora o processo de alfabetização infantil e auxilia no desenvolvimento de crianças no espectro autista. Com diferentes níveis de atividades e exercícios que trabalham com repetição, o foco do software é na comunicação, socialização, cognição e afetividade, ajudando a promover a inclusão escolar. 

Suporte aos educadores

Para garantir o sucesso das iniciativas, os educadores passarão por um processo de capacitação detalhado, visando a compreensão completa das soluções e sua integração ao currículo escolar. 

De acordo com a Secretária de Educação de Boituva, Vilma Moraes de Arruda Soares, investir no treinamento dos professores é tão importante quanto nas novas implantações.

Por isso, a primeira formação já foi realizada, e os professores puderam conhecer mais a fundo as funcionalidades e a metodologia de ensino do Magic Club, além de obter dicas e direcionamento para a utilização dentro do planejamento educacional. 

Com as novas tecnologias, os educadores também poderão acompanhar o desempenho dos alunos ainda mais de perto, em uma plataforma com informações detalhadas sobre o desempenho de cada um, permitindo uma abordagem mais personalizada e eficaz.

Sala tecnológica

Buscando expandir ainda mais a experiência escolar, também foi implantada uma Sala Tecnológica. Com equipamentos de última geração, como lousa digital, tablets e mesa digital, a Sala Tecnológica é um ambiente capaz de aprimorar o engajamento, e a utilização dos jogos educacionais pode ser centralizada em um único local, caso a escola assim prefira.

O prefeito da cidade, Edson Marcusso, ressaltou a importância do projeto para a evolução dos pequenos que, hoje em dia, já nascem nesse universo digital, anunciando ainda a expansão das soluções para outras escolas da rede municipal.

Para o CEO da MBR Tecnologia Educacional, “essas iniciativas representam um passo importante na transformação da educação na cidade, proporcionando novas oportunidades de aprendizado e crescimento”.