Alimentos frescos e naturais garantem alimentação saudável nas escolas

QUALIDADE – Os cardápios são elaborados por nutricionistas que integram alimentação saudável e sabor na mesma refeição

Fresquinhos, os alimentos que chegam à mesa das escolas da rede pública de Itanhaém contêm nutrientes necessários para o crescimento e o desenvolvimento das crianças. Os cardápios são elaborados por nutricionistas que integram alimentação saudável e sabor na mesma refeição, seguindo as recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Recomendação Diária Alimentar. Os produtos fornecidos são naturais e de alta qualidade nutricional.

Pratos nutritivos fazem parte do dia a dia dos estudantes. “E se for verdade que nós costumamos comer primeiro com os olhos”, esses detalhes passam despercebidos pelas alunas Yasmin Mendonça e Geovanna Pietra Sorgia, estudantes do 6º ano, na E.M Noêmia Salles Padovan. As alunas contam que comem merenda diariamente, gostam da comida e ainda possuem pratos preferidos, como Geovanna, que gosta das terças-feiras, quando a refeição é risoto de frango com ervilha, cenoura e salada de repolho.

A merenda escolar é fornecida a 25 mil alunos, distribuídas para a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio, Técnico, projetos educacionais e nas escolas indígenas da Aldeia do Rio Branco e Tangará. O cardápio que compõe as refeições diárias das escolas pode ser conferido pelos pais e responsáveis no site da Prefeitura. Além da boa alimentação, os estudantes com diabetes, intolerância a lactose, glúten, hipertensão e demais patologias recebem atenção especial da equipe que prepara um cardápio diferenciado, conforme recomendações médicas.

A nutricionista Maristela Uraguichi comenta que a alimentação saudável deve ser composta essencialmente por alimentos “in natura”, ou seja, naturais, como arroz, feijão, frutas, hortaliças ou minimamente processados como as carnes já cortadas e leite pasteurizado. “Os alimentos fornecidos para as escolas contribuem para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos em conformidade com sua faixa etária e estado de saúde. A merenda escolar garante o atendimento das necessidades nutricionais durante o período do ano letivo”, completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.