Política

Novo Secretário Municipal da Habitação da cidade de São Paulo toma posse

A Cerimônia de posse de Milton Vieira, acontece nesta segunda-feira (17) às 11 horas, na sede da Prefeitura de São Paulo.

O deputado federal pelo Republicanos, Milton Vieira assume oficialmente nesta segunda-feira (18), às 11 horas, a Secretaria Municipal de Habitação – SEHAB, em cerimônia que irá se realizar na sede da Prefeitura. Além do Prefeito, Ricardo Nunes, o evento irá contar com inúmeras autoridades tanto do poder executivo quanto legislativo e judiciário, além da presença do Governador Tarcísio de Freitas.

Com a nomeação para Secretário, Milton Vieira, assume a pasta da Habitação, considerada um dos grandes desafios na capital. Entre as inúmeras ações da Prefeitura para combater o déficit habitacional na cidade, está a criação do Programa Pode Entrar, que foi transformado em Lei pelo prefeito, Ricardo Nunes. O Pode Entrar é considerado o maior programa habitacional da história já lançado na cidade de São Paulo, que conta com recursos exclusivos da Prefeitura e institui importantes ferramentas para o atendimento das famílias de baixa renda.

O Pode Entrar irá impulsionar a habitação na cidade com a construção de empreendimentos habitacionais, a requalificação de imóveis e aquisição de unidades habitacionais da iniciativa privada. O município terá menos custos, mais famílias atendidas e redução no prazo de entrega, com um programa modelo e sinônimo de inovação.

Com uma visão moderna para o atendimento habitacional o Pode Entrar traz novos mecanismos que permitem um atendimento amplo para as famílias com renda bruta de até três salários e que não possuem acesso ao crédito imobiliário. Dentre as modalidades previstas no programa duas se destacam, sendo:

Aquisição

Nesta modalidade, o munício poderá realizar a compra de unidades habitacionais da iniciativa privada, com aquisições em grande quantidade e em um curto período, possibilitando maior celeridade no atendimento das demandas habitacionais.

Recentemente, a Prefeitura lançou edital para a compra de 40 mil unidades com um investimento de R$ 8 bilhões, que segue em andamento. As moradias adquiridas pela Prefeitura irão atender famílias que estão no cadastro da Cohab e no auxílio aluguel do município, com isso, o município pretende zerar o banco de famílias que recebem o benefício.

Com a iniciativa, a Secretaria Municipal de Habitação, já recebeu e credenciou propostas de 56 empresas interessadas em participar do programa, num total de 104 mil unidades habitacionais ofertadas. Esse número superou em mais de 100% a previsão inicial da SEHAB, que era comprar 40 mil moradias. 

Um novo edital para a segunda fase do programa nesta modalidade, está em elaboração para a aquisição de mais 20 mil unidades habitacionais.

Pode Entrar Entidades

Modalidade permite as entidades aderir ao programa e assim obter recursos para financiar projetos que estavam parados. Neste caso, o município é responsável por arcar com os investimentos enquanto a entidade escolhida se responsabiliza pelo licenciamento e a execução do projeto.

A previsão é que sejam contratadas 14 mil unidades habitacionais nesta categoria. Todas as regiões da capital serão contempladas. As obras dos primeiros empreendimentos construídos pelo “Pode Entrar” já estão em andamento. São mais de 3.280 novas moradias em construção.

As metas são ambiciosas tais como a de viabilizar mais de 100 mil unidades habitacionais (UH’s) entre entregues e contratadas até 2024. Isto sem contar as mais de 6 mil moradias que já foram entregues e outras 16 mil cujas obras estão em andamento.

O secretário Milton Vieira reconhece o desafio que tem pela frente, e está otimista com tantas ações sendo realizadas com o objetivo principal desta gestão, que é o de realizar o sonho da casa própria para as famílias que mais precisam. “Durante toda minha vida pública lutei pela população de São Paulo, por isto estejam certos que nada muda nesta minha nova jornada”. Afirma Milton Vieira.

Secretário Milton Vieira

Milton Vieira, 61 anos, formado em mecânica e ferramentaria, nasceu em 16 de setembro, na cidade de Iepê, no interior de São Paulo. Casado há 41 anos com Rosângela Martins, é pai de três filhos, Milton Vieira Filho (vereador da cidade de São José dos Campos), Rafael e Amanda.

Iniciou sua atuação social em 1992, na Sociedade Pestalozzi de SP, atual ABADS, que atende crianças portadoras de necessidades especiais e na Associação Beneficente Cristã, coordenando o trabalho de evangelização da Igreja Universal do Reino de Deus nos presídios e comunidades carentes do estado.


Tal engajamento o elegeu Deputado Estadual pela primeira vez em 1998, exercendo a função por mais 4 mandatos. Em 2006 disputou a eleição para Deputado Federal, assumindo o cargo em 2009, sendo reeleito pela terceira vez em 2022, com cerca de 100 mil votos. Exercendo a função, foi favorável à aprovação de algumas Leis, entre elas, a Lei da Ficha Limpa e o programa Minha Casa, Minha Vida.

Enquanto Deputado Federal, o Secretário Milton Vieira, foi membro da Comissão de Saúde; Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial (CDHMIR); Comissão Mista de Planos, Orçamento Público e Fiscalização (CMO) e do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados.

Serviços:

Evento: Cerimônia de Posse.

Dia: Segunda-feira (17), às 11 horas
Local: Prefeitura de São Paulo
Viaduto do Chá, 15 – 7° Andar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *