Destaque

Senac Santos abre inscrições para o Ensino Médio Técnico de 2023

Estudo indica que 98% dos estudantes buscam qualificação profissional. No Senac Santos, o objetivo é prepará-los para o mercado de trabalho, aliando formação técnica e cidadã, com destaque para as competências socioemocionais

A fim de proporcionar novas oportunidades de aprendizado e de preparação para o mercado de trabalho aos estudantes da Baixada Santista, o Senac Santos abriu 70 vagas para as turmas de 2023 do Ensino Médio Técnico. Para a inscrição, os estudantes devem estar concluindo o ensino fundamental e acessar o site www.sp.senac.br/ensino-medio-tecnico para preencher o formulário on-line ou agendar uma visita ao local.

A iniciativa vai ao encontro dos recentes dados divulgados pela ONG Todos Pela Educação que indicam que 98% dos jovens brasileiros, que atualmente estão no ensino médio da rede pública, querem uma escola que os prepare para o mercado de trabalho. De acordo com o levantamento, a cada dez entrevistados, nove gostariam de escolher uma área para aprofundar seus conhecimentos enquanto estão finalizando a educação básica. Oportunidade que os jovens encontram no Senac Santos e em toda a rede da instituição no estado.

Pioneiro e inovador, o Ensino Médio Técnico do Senac é oferecido desde 2019, já alinhado com as novas diretrizes propostas pelo Novo Ensino Médio (Lei 13.415). Em conjunto com a formação técnica, o curso se preocupa com a formação humana e cidadã dos estudantes, proporcionando uma maior autonomia e o desenvolvimento de competências alinhadas ao mundo do trabalho.

Entre elas, destaque para as competências socioemocionais; um conjunto de características e habilidades relacionadas ao desenvolvimento pessoal do indivíduo, que ajudam a manter relacionamentos saudáveis com outras pessoas e consigo mesmo. Responsabilidade, liderança, iniciativa e autonomia, flexibilidade e adaptabilidade, colaboração, criatividade, comunicação, empatia, pensamento crítico e resiliência estão entre as principais competências socioemocionais colocadas em prática em sala de aula.

“Estamos em um cenário muito desafiador para a educação, onde o conhecimento produzido na escola vai muito além do conteúdo, pois ele é permeado por valores éticos, morais e sociais. Neste sentido, a escola torna-se um espaço importante para o desenvolvimento de competências socioemocionais. Acredito que esse seja nosso grande diferencial, uma vez que a proposta formativa do Senac contempla a formação integral do ser humano. As aulas acontecem em um ambiente que envolve diálogo, trabalho colaborativo e reflexão-ação-reflexão. Ou seja, há espaço para o protagonismo e para o desenvolvimento da autonomia dos alunos”, diz Danielle Martins, gerente do Senac Santos.

Ensino integrado e interdisciplinar – Para Danielle, o Senac São Paulo atua em consonância com a Reforma do Ensino Médio, compartilhando mudanças importantes para a formação do jovem. “A começar pelo currículo, que é organizado por áreas de conhecimento, que estimulam o trabalho interdisciplinar, a conexão dos conhecimentos e saberes, além de possibilitar os itinerários formativos que compreendem a formação técnica e profissional”, completa.

“Neste sentido, a proposta de um ensino médio integrado ao técnico, possibilita ao aluno o desenvolvimento de competências abrangentes aliadas à prática, permitindo que ele correlacione os saberes desenvolvidos com o mundo do trabalho, ou seja, o que ele aprende na escola tem conexão com a prática e com o dia a dia”, acrescenta Cristina Ventura, coordenadora do Ensino Médio Técnico do Senac Santos.

Além disso, há oportunidades de estágio e emprego possibilitadas por esse nível de ensino. Segundo estudo realizado pela Fundação Roberto Marinho, pelo Itaú Educação e Trabalho e pela Fundação Arymax, jovens, de 18 a 27 anos, que possuem um diploma de ensino técnico, têm mais oportunidades de emprego no mercado de trabalho formal e maiores chances de evoluir na carreira, se comparado àqueles que contam apenas com o ensino médio completo. “O estágio, possível no Ensino Médio Técnico, torna-se um elemento importante nesta construção, uma vez que o jovem tem a oportunidade de vivenciar as demandas do mercado de trabalho, além de contribuir para o seu desenvolvimento profissional e pessoal”, conclui Cristina.

Serviço:

Senac Santos

Endereço: Av. Conselheiro Nébias, 309 – Vila Mathias/Santos – SP

Informações: www.sp.senac.br/senac-santos

Ensino Médio Técnico

Informações e Inscrições: www.sp.senac.br/ensino-medio-tecnico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *