Empresas e Negócios

Uber anuncia expansão do piloto de gravação de vídeo para motoristas parceiros no Brasil

João Pessoa e Santos (SP) entram na fase de testes com sistema operacional Android

 A Uber anunciou a expansão do piloto de gravação de vídeo que está em andamento no país desde outubro do ano passado. Nesta nova etapa, foram convidados a participar do piloto alguns motoristas parceiros que usam celulares com o sistema Android em João Pessoa e Santos (SP) – essas duas cidades já tinham sido as primeiras a testar o recurso em aparelhos da Apple.

A iniciativa, que visa oferecer mais um recurso de segurança no próprio aplicativo para os motoristas parceiros, também está sendo testada em Campinas (SP) e Petrópolis (RJ), além de algumas cidades nos Estados Unidos.

No Brasil, a Uber já permite há algum tempo ao parceiro que tiver sua própria câmera veicular cadastrá-la no app para que os seus usuários sejam informados que ela está instalada no veículo, por meio de notificações no próprio app. Esse cadastramento do dispositivo de gravação também permite que o parceiro possa compartilhar gravações com a equipe de suporte, em caso de reporte de incidente.

Mas a empresa sabe que as câmeras tradicionais podem exigir uma configuração complexa e ter um alto custo. Por isso, também passou a explorar a possibilidade de gravação usando o aplicativo da Uber, que utiliza a câmera de selfie do smartphone. Além de ser escalável e gratuita, a funcionalidade pode ser configurada pelo motorista em poucos segundos.

Como funciona a gravação de vídeo no aplicativo da Uber:

  • Ativação: A gravação é opcional e utiliza a câmera frontal do smartphone. Uma vez habilitado o recurso, os motoristas parceiros poderão gravar vídeo e áudio de todas as viagens.
  • Tempo de gravação: O registro de áudio e vídeo começa ao se aproximar do ponto de embarque e continua pela viagem, parando 20 segundos depois que a viagem for encerrada – isso porque algumas situações podem ocorrer no momento do desembarque.
  • Privacidade: Assim como já ocorre no recurso de gravação de áudio, o U-Áudio, a gravação de vídeo e áudio também permanece criptografada no celular, sem que ninguém possa acessá-la diretamente – nem a Uber e nem o próprio motorista, que não possui a chave da criptografia. O usuário, por sua vez, é informado que sua viagem será gravada antes de embarcar, tendo liberdade para cancelar a viagem e solicitar outro carro, se preferir.
  • Análise de ocorrências: A única forma da equipe de atendimento da Uber acessar o conteúdo das gravações é mediante um reporte de incidente de segurança no aplicativo. Se o motorista parceiro abrir uma reclamação, ele terá a opção de adicionar o arquivo com o vídeo em questão. Só então a Uber – que tem a chave da criptografia – terá acesso aos registros. A gravação permanece disponível no dispositivo do parceiro pelo período de sete dias após a viagem, sendo automaticamente apagada após esse período se nenhum reporte de incidente atrelado a ela for realizado.
  • Investigações: As autoridades competentes também podem solicitar acesso a essas imagens compartilhadas pelos parceiros com a Uber, na forma da lei.

Sobre a Uber
A missão da Uber é repensar a forma como o mundo se move, para torná-lo melhor. A empresa iniciou suas operações em 2010 para resolver um problema simples: como conseguir um carro ao toque de um botão? Mais de 25 bilhões de viagens depois, criamos soluções para colocar as pessoas mais perto de onde elas querem estar. Ao mudar a maneira como as pessoas, a comida e as coisas se movem ou se conectam pelas cidades, a Uber é uma plataforma que repensa novas possibilidades para o mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *