Notícias Corporativas

MG-Inscrição para projetos de empreendedorismo social até 4ª

Como parte do seu compromisso ESG, a A&M (Alvarez e Marsal), consultoria global especializada em gestão de empresas, em parceria com a SOMAS, uma ONG voltada à educação, leva para Minas Gerais o “Desafio de Inovação Social Impulso”, um projeto para estimular o empreendedorismo social.  As inscrições estão abertas e são destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social, com foco na região de Ouro Preto e adjacências (Mariana, Catas Altas e Antônio Pereira). Considerando o biênio 2023-2024, o projeto, que já passou por São Paulo, soma cerca de R$ 500 mil em investimentos. 

Ao todo, serão oferecidas 40 vagas. Os interessados em participar precisam se inscrever no site do programa e descrever um desafio social específico que tenha identificado em sua comunidade, propondo um modelo de negócio social inovador para a localidade.

O período de inscrições vai até esta quarta-feira, 24 de janeiro, e as aulas começam no dia 27 do mesmo mês. Já em 23 de março será realizado um encontro presencial em Ouro Preto (Demoday). 

O programa, 100% gratuito, terá três meses de duração, com oficinas online e trilhas de aprendizagem de design thinking, modelagem de negócios, prototipação e storytelling, para aprimorar a aplicabilidade da solução no desafio social apresentado.  Ao final do processo, cinco participantes terão as ideias selecionadas – com base em critérios como impacto social, viabilidade e originalidade – e ganharão três meses de mentorias dos consultores da A&M e SOMAS. Uma das iniciativas escolhidas também receberá uma doação de R$ 3.000 para investimento no desenvolvimento do projeto.

O objetivo do projeto é motivar participantes a identificar situações e desenvolver ideias de negócios destinadas a gerar impacto positivo na região. O conteúdo das aulas é voltado a estimular o desenvolvimento do espírito empreendedor, empoderando as pessoas e preparando-as para atuações colaborativas, organizações de fluxo criativo e de trabalho. Como resultado, espera-se a construção de negócios capazes de promover influência e transformação por meio da educação, gerando impacto positivo na região onde vivem.

Para participar, precisa ser maior de 18 anos, residente no estado de Minas Gerais e com disponibilidade de deslocamento para Ouro Preto. As vagas disponibilizadas serão priorizadas por vulnerabilidade social, tendo como principais critérios: renda familiar, gênero, raça e escolaridade.