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Ergonomia e conforto: como tornar o home office mais saudável

É importante ter um ambiente de trabalho adequado para um home office mais produtivo e seguro

A modalidade de trabalho remoto permite que as pessoas trabalhem no conforto de casa. Muitos autônomos e empresas já atuam há muito tempo nesse formato, mas esse número cresceu significativamente após a pandemia da Covid-19, entre 2020 e 2023. Esse modelo de serviço traz mais comodidade e flexibilidade para o profissional, e pode gerar economia para as empresas.

Entretanto, para trabalhar em home office, é preciso estar atento ao espaço reservado para realizar as atividades, uma vez que um ambiente inadequado pode afetar o rendimento do trabalho ou o bem-estar físico e mental. Nesse sentido, vale a pena conferir quais os métodos e dicas para ter um local apropriado, além de seguir as recomendações de especialistas em ergonomia, para ter mais conforto e deixar o home office mais saudável.

Como melhorar seu espaço para o home office?

A ergonomia é um campo de estudo que analisa questões sobre o conforto e a eficiência no trabalho. Dessa forma, ao seguir o que ela sugere, é viável alcançar uma rotina mais saudável, produtiva e menos desgastante. À vista disso, logo abaixo estão algumas melhorias que podem ser feitas no escritório:

  • Mesa na altura correta

A mesa, quando utilizada para trabalhar, não pode ser pensada apenas como um local para dispor os utensílios que serão utilizados, já que ela atua como um apoio e suporte para o profissional realizar seus afazeres. Consequentemente, uma boa mesa pode fazer toda a diferença no desempenho e na comodidade.

Sob essa perspectiva, na hora de escolher esse móvel, é importante se atentar a altura, pois, se for muito alto ou baixo, pode gerar desconfortos, além de prejudicar a postura. O ideal é que a mesa escolhida permita que os cotovelos fiquem em ângulo de 90°, quando o trabalhador estiver sentado e com os pés apoiados no chão.

  • Cadeira ergonômica

Geralmente, a maioria das pessoas que trabalham em home office passa a maior parte do tempo sentada. Sendo assim, é indispensável investir em uma cadeira que se apresente ergonomicamente correta para quem for utilizá-la, ou que seja ajustável para se adequar a cada necessidade.

Segundo a NR17, o assento desse seguir as seguintes recomendações: ter encosto que possibilite que os ombros e o quadril estejam alinhados; permitir que os joelhos fiquem a 90º graus em relação à cintura; ter um apoio de braços regulável; estar em altura que permita que os pés toquem o chão, e, se isso não é possível, pode-se adquirir um apoio para posicioná-los como aconselhado.

  • Iluminação adequada

A iluminação adequada para o ambiente de trabalho pode promover um maior conforto aos olhos e influenciar positivamente na produtividade. O cenário ideal é o cômodo possuir uma boa luz natural, mas, caso ela não incida sobre o escritório de forma eficiente ou cause algum desconforto, devido à proximidade das janelas, uma boa opção é investir em equipamentos como uma cortina blackout, ou até mesmo luzes brancas, que estimulam o foco e a produtividade.

  • Tela do computador a altura dos olhos

Assim como a mesa, a tela do computador deve estar disposta de forma que não prejudique a rotina e a saúde do trabalhador. O indicado é que o monitor esteja a cerca de 17 a 18 graus abaixo da altura dos olhos. Esse ajuste possibilita um melhor conforto visual, além de evitar problemas devido à má postura e possíveis desconfortos no pescoço, ombros e coluna.

Essas são algumas dicas valiosas para aqueles que trabalham remotamente. Ao adotar essas medidas, é possível ter um ambiente de home office mais saudável e aconchegante. Por isso, é importante estar sempre atento a esses detalhes para que os fatores citados não prejudiquem a rotina.

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