Saúde

Você sabia que é possível diminuir o tamanho da testa?

Dra. Patricia Marques, cirurgiã plástica pioneira em frontoplastia no Brasil, explica o procedimento

 Recentemente, a ex-BBB Rafa Kalimann, desabafou com seus seguidores sobre mensagens e comentários que tem recebido sobre sua aparência. A influencer, que sempre recebeu observações sobre a testa alta desde sua participação no reality em 2020, contou que este ponto de seu rosto ‘Já foi um lugar de muita dor’.

Apesar disso, Kalimann diz hoje ser muito confiante em sua aparência: ‘Isso, com muita sabedoria e maturidade, foi superado por mim’, ela disse. Ela afirma que fez os vídeos na intenção de tranquilizar qualquer pessoa que veja as críticas dirigidas a ela, que sofram com a mesma insegurança com a testa e possam se sentir afetadas.

Porém no vídeo, a influenciadora também afirma ‘É algo que não vai mudar, não tem como mudar […]’, o que não é o caso. “Existe uma cirurgia, chamada frontoplastia, que pode sim retirar alguns centímetros da área superior do rosto,” explica a Dra. Patricia Marques, cirurgiã plástica pioneira desta técnica no Brasil, com mais de 500 cirurgias de frontoplastia realizadas, e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Mesmo que sua profissão seja também atrelada a aparência, Marques destaca que acha muito importante que Rafa Kalimann esteja normalizando um assunto tão complicado para certas pessoas. “Na nossa sociedade atual, a dismorfia corporal e facial são problemas reais, que encontramos diariamente no consultório, onde a pessoa não se vê claramente,” ela pontua. “Ter alguém com a influência dela que fala abertamente sobre aceitação, é muito importante.”

Mas, num contraponto, a cirurgiã também explica que muitos de seus pacientes, que realizaram a frontoplastia, alcançaram novos níveis com sua autoestima, e o mesmo pode acontecer com a redução da orelha de abano, ou uma rinoplastia, que são cirurgias mais comuns e aceitas. “Acredito que tudo vá do motivo pelo qual você faz o procedimento: querer ser outra pessoa, não se aceitar num todo, acho que já seja um lado da dismorfia, mas melhorar algo que te incomoda muito não deve ser visto com maus olhos.”

Marques conta que a cirurgia da frontoplastia não é agressiva, e ao contrário do que muitos pensam, não envolve o crânio de nenhuma maneira: “Basicamente o que fazemos é uma incisão bem fina na linha do couro cabeludo, em zigue zague, retiramos um pouco da pele e movemos esta linha para baixo. Isto reduz o tamanho da testa em cerca de 2 centímetros, variando de acordo com a elasticidade da pele.”

Ela ainda pontua que a recuperação é muito tranquila, comparada a outros procedimentos, e são necessárias apenas 2 semanas de descanso. Ela também explica que a cicatriz fica bem discreta e dentro de 6 meses o paciente logo retorna à normalidade.

“Acredito em realizar cirurgias que vão além da estética e tragam também paz mental para meus pacientes. Muitas mulheres que atendi não nadavam, não prendiam o cabelo, e tinham medo de se relacionar. Fico feliz que Rafa Kalimann tenha aceitado sua aparência, mas pode ser mais difícil para outras pessoas. Ter opções é sempre importante,” finaliza. 

Sobre a especialista:

Doutora Patricia Marques (CRM-SP 146410) é graduada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com especialização em reconstrução de mama e cirurgia linfática no Hospital Santa Creu i Sant Pau em Barcelona, e complementação em cirurgia reparadora de mama, cabeça e pescoço no Hospital Memorial Sloan-Katering Câncer Center, em NY, EUA. 

Site: www.drapatriciamarques.com.br
Instagram: @dra_patricia_marques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *