Saúde

Câncer de próstata: exames de rotina apoiam diagnóstico precoce 

Tipo de câncer mais comum em homens no Brasil tem suas chances de cura aumentadas quando diagnosticado precocemente 

O empresário Paulo Vieira passou por um susto em 2022. Um descuido com os exames periódicos, que ele sempre mantivera na rotina de atenção com a saúde e ele foi surpreendido por um câncer na próstata avançado. Esse tipo de tumor, é o mais comum entre homens no Brasil e tem, em 17 de novembro, no mês dedicado à conscientização para a saúde masculina, o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Em março de 2022, Paulo procurou um médico porque estava com sintomas de cálculo renal. “Antes mesmo de completar 50 anos, já mantinha meus exames em dia. Tive inclusive um câncer de pele “simples” em 2016 que foi tratado facilmente por estar sempre atento aos sinais”, afirma Paulo.  

 O que ele não previa era que em meio a pandemia da Covid-19, sua esposa, Patrícia, de 55 anos, fosse diagnosticada um câncer de mama, com toda a rotina de acompanhamento da esposa e as mudanças e ansiedade do período, Paulo acabou deixando de lado seus exames preventivos. “Foi questão de dois anos para que detectássemos o câncer de próstata já com metástase em outras áreas do corpo. Radioterapia não funcionava mais, fui direto para a quimioterapia ao lado da minha esposa, que também já estava em tratamento”, conta Vieira. 

 Sempre positivo, Paulo manteve a esperança na cura da doença e da sua esposa e encarou todas as etapas do tratamento com coragem e determinação. O apoio familiar dos seus quatros filhos além da presença dos dois cachorros, também fizeram a diferença na trajetória e após um longo período de tratamento, Paulo e sua esposa agora seguem em acompanhamento e celebram cada vitória, “Se hoje estamos aqui é por causa deles. Precisamos desse amparo que só a nossa família sabe dar”, conclui.

 O câncer de próstata é o tumor mais comum entre os homens, com cerca de 1,2 milhão de novos casos diagnosticados no mundo todos os anos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que, entre 2023 e 2025, sejam registrados no Brasil 72 mil novos casos de neoplasias no órgão masculino.

A doença é caracterizada pelo crescimento anormal de células na próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino. No entanto, quando detectado precocemente, o câncer de próstata é tratável

e tem altas taxas de cura, por isso um acompanhamento médico periódico, com exames preventivos é fundamental para garantir o diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura.

“O câncer de próstata não costuma apresentar sintomas na fase inicial. Quando acontece, a doença pode se manifestar por dificuldade para urinar, sangue na urina, diminuição do jato da urina e necessidade de urinar mais vezes ao dia. Esses sintomas também podem estar relacionados a outras doenças consideradas benignas, por isso, é importante a consulta regular ao médico e equipe de saúde”, destaca o coordenador médico da Amparo Saúde, empresa do Grupo Sabin, Leonardo Demambre Abreu.

Além disso, o médico destaca a importância de manter um estilo de vida saudável e pensar a saúde para além da doença. “O aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população apontam para a necessidade de pensar a saúde dentro de uma nova realidade. É a medicina preventiva na perspectiva da saúde integral que pode fazer frente ao desafio de garantir mais qualidade de vida para uma população que pode viver cada vez mais”, completa o médico.  

“Cuidar da saúde não é só tratar doença. Precisamos romper barreiras sociais e culturais, para que as pessoas entendam a importância de adotar hábitos mais saudáveis que ofereçam a ela bem-estar físico e mental, para uma vida longa e plena”, ressalta ele. 

“Esse é o nosso trabalho na atenção primária a saúde. Promovemos o autocuidado apoiado, por meio de uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de saúde, sempre com o paciente no centro do cuidado. Nosso papel é ir além do cuidar, é apoiá-lo e inspirá-lo nesta busca pelo bem-estar e saúde como um todo”, conclui Abreu. 

Grupo Sabin | Referência em saúde, destaque em gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades onde está presente, o Grupo Sabin nasceu na capital federal, fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. Hoje conta com cerca de 7000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas.   

  Presente em 15 estados, além do Distrito Federal, a empresa oferece serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente e atende mais de 6,5 milhões de clientes ao ano em 350 unidades distribuídas de norte a sul do país.    

  O ecossistema de saúde do Grupo Sabin integra um portfólio de negócios que contempla análises clínicas, diagnósticos por imagem, anatomia patológica, genômica, imunização e check-up executivo.  Além disso, contempla também serviços de atenção primária contribuindo para a gestão de saúde de grupos populacionais por meio de programas e linhas de cuidados coordenados, pela Amparo Saúde e plataforma integradora de serviços de saúde – Rita Saúde - solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.   

   

Para conhecer mais sobre o Grupo Sabin, acesse o site da companhia.    

No LinkedIn da empresa também é possível conferir todas as novidades.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *