Praia Grande

Alunos da rede municipal de Praia Grande aprendem sobre cidadania no trânsito

Por meio de vivências lúdicas e pedagógicas, programa Na Pista Certa, da Fundación MAPFRE, mostra que mobilidade e segurança viária também são assuntos de criança

Entre os dias 27 e 31 de março, Praia Grande recebe uma cidade cenográfica, em que crianças de 5 a 9 anos podem vivenciar na prática conceitos e atitudes responsáveis e cívicas em relação ao trânsito. Esse é o programa Na Pista Certa, iniciativa da Fundación MAPFRE, desenvolvida pela Prefeitura de Praia Grande, por meio da Divisão de Educação de Trânsito do Município.

O evento é gratuito e aberto para a participação de escolas públicas interessadas. A ação é realizada diariamente na Escola Municipal Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos, das 8h às 17h.

A primeira etapa da programação conta com um teatro animado e interativo, que aborda conceitos sobre preservação da vida, autocuidado e atitudes que favorecem o convício social. Em seguida, os alunos recebem bicicletas, triciclos e equipamentos de segurança para colocarem na prática o conhecimento sobre sinalização viária.

O espaço cenográfico, com estrutura modular e itinerante, conta com sinalizações que ajudam os pequenos a exercerem a convivência no trânsito, respeitando pedestres e parando no sinal vermelho. “Solidariedade, respeito, inclusão e gentileza são valores que precisam ser compartilhados para termos segurança e integridade na formação de conceitos destas crianças”, explica Fátima Lima, representante da Fundación MAPFRE no Brasil.

Durante o encontro também são discutidas as relações entre transporte particular e coletivo na saúde, na economia e no meio ambiente, abordando temas como emissão de gases poluentes e o impacto da poluição sonora no convívio social.

As escolas que quiserem participar precisam agendar sua participação por meio da Divisão de Educação de Trânsito do Município e comparecer à E. M. Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos, na Rua Maria Luiza Lavalle, 250 – Sítio do Campo, Praia Grande – SP, 11725-100, das 8h às 17h30.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *