Notícias Corporativas

Especialista explica como identificar sinais de comprometimento da bomba d’água

A bomba d’água faz parte do sistema de arrefecimento e tem como função fazer circular o líquido refrigerante pelo motor e radiador, por isso, deve estar em boas condições para o bom funcionamento do veículo, evitando, assim, superaquecimento do motor e danos a outros componentes do conjunto.

Uma das formas de verificar anomalias é conferir o indicador de temperatura no painel de instrumento. Quando a temperatura está acima do normal é preciso parar o veículo imediatamente. Vazamentos de água e barulhos originários do motor apontam que algo está inadequado.

Segundo Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Nakata, fabricante de autopeças especializada em componentes para suspensão, outros problemas que podem ocorrer são correia de acionamento da bomba frouxa ou quebrada, válvula termostática travada, eletro ventilador inoperante ou deterioração do sistema por falta de manutenção.

Leandro lembra que os veículos atuais têm o sistema de arrefecimento selado, portanto dispensam reposição de líquido. “Se o sistema começar a pedir reposição é sinal de vazamento e uma oficina de confiança deve ser consultada para diagnosticar a causa”, completa.

Ele explica também que, para evitar problemas que podem comprometer o sistema de arrefecimento, é importante fazer revisões periódicas e substituição do líquido de acordo com o manual do veículo, “lembrando que, caso a bomba d’água apresente defeito, vazamento ou ruído, deve ser substituída de imediato, sob pena de ocasionar gastos mais elevados”, finaliza o especialista.