Notícias Corporativas

Problemas nos amortecedores podem ser percebidos durante a condução do veículos

O amortecedor, um dos principais protagonistas do sistema de suspensão, é responsável por suavizar os impactos entre o carro e as vias, controlar movimentos de abertura e fechamento das molas e manter o contato dos pneus no solo. A sua atuação garante a estabilidade, dirigibilidade e segurança no trânsito, especialmente, em curvas.

O amortecedor, um item de segurança do veículo, tem como função absorver os impactos dos pneus com o solo, sendo essencial para a frenagem, dirigibilidade e estabilidade do veículo, por isso deve estar em boas condições para garantir bom desempenho.

Para identificar se o amortecedor está em boas condições ou já chegou a hora da troca, é preciso observar alguns indicativos, como o balanço da carroceria com o veículo em movimento. “Em uma rua plana, acelere e freie o veículo, observe a carroceria, caso ela oscile excessivamente, os amortecedores estão comprometidos”, diz Leandro Leite, coordenador Assistência Técnica da Nakata, fabricante de autopeças com mais de 70 anos de atuação. Mas, ele ressalta que não é possível considerá-lo bom só pela carroceria estar estável nesse teste. Pneus também devem ser analisados e não devem estar escamados e com desgaste prematuro.

Observar o veículo em velocidades mais altas também é boa opção para verificar o estado do amortecedor. “Mesmo andando em linha reta, ao alcançar velocidade acima de 80 km/h, se o carro estiver com a direção imprecisa, sendo necessário corrigir a rota, é mau sinal para o amortecedor”, enfatiza. Há também perda de eficiência em curvas e freadas, precisando de maior distância para parar o veículo.