Brasil

Maior temporada de cruzeiros dos últimos 11 anos anima o setor de Bares, Hotéis e Restaurantes da Baixada Santista

Buscas por hospedagens de passageiros e tripulantes vem aumentando desde a última temporada

As agências de viagens não são as únicas entusiasmadas com a maior temporada de cruzeiros dos últimos 11 anos. Os estabelecimentos do setor de bares, hotéis e restaurantes também aguardam ansiosos pelo retorno dos grandes cruzeiros ao Porto de Santos.


Essa animação surgiu após a temporada 2021/2022, onde a demanda de hospedagens na cidade de Santos, gerada pelos transatlânticos superou as expectativas. Em um dos hotéis mais próximos ao Terminal Marítimo de Passageiros de Santos, houve um aumento de hospedagens entre os meses de novembro e fevereiro de até 30%, incluindo passageiros e tripulantes.


De acordo com o gerente geral do Comfort Hotel SantosRodolpho Hesselbach, essa demanda não existia até a última temporada, o que levou o hotel a se preparar melhor para o próximo período. “Foi feito um estudo com base nos passageiros que se hospedaram no hotel na temporada passada, e aqueles que residem a mais de 4 horas de distância de Santos, acabam optando por ficar um dia antes do embarque hospedado em nosso hotel. Desta forma, podem descansar da longa viagem e embarcam com toda a energia necessária para curtir tudo que um cruzeiro oferece”, completa Rodolpho.

Além disso, segundo o gerente, com o aumento no número de com mais cruzeiros atracando no Porto de Santos, espera-se um aumento de até 15% na demanda por acomodações antes do embarque ou após o desembarque.

presidente do Sindicato de Bares, Hotéis e Restaurantes, Heitor Gonzalez (SINHORES), destaca o otimismo da região pela chegada da próxima temporada de cruzeiros. “Somos uma região privilegiada, com uma culinária incrível, belos pontos turísticos, onde os turistas podem curtir e conhecer a história da nossa Baixada Santista. Esperamos que essa temporada de cruzeiros seja ainda melhor, contribuindo positivamente para a economia local”, completa Heitor.

De acordo com a CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), o setor tem expectativas de criar aproximadamente 48 mil empregos no país de forma direta, indireta e induzida. Além disso, estima-se gerar um impacto significativo na economia nacional, alcançando R$3,9 bilhões. Esse impulso ocorrerá motivado pelos gastos das companhias marítimas, dos cruzeiristas e tripulantes nas cidades de embarque e desembarque, bem como nas localidades visitadas durante as viagens, beneficiando o setor turístico como um todo.
 

A temporada 2023/2024 também reforça o retorno do Brasil como rota de importantes companhias marítimas internacionais. Ao todo, com 35 navios de longo curso farão paradas em 45 destinos localizados em 15 Estados brasileiros, incluindo Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Rio Grande do Sul. Essa perspectiva traz grandes expectativas de geração de impacto econômico positivo para a economia nacional.

Sobre o SINHORES

SINHORES é uma entidade representativa de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e do Vale do Ribeira (SINHORES). É um órgão sólido e forte no Estado de São Paulo, com reconhecimento notável na região. É a única entidade que representa os mais de 16 mil estabelecimentos da categoria perante os órgãos públicos e privados, defendendo sempre os interesses dos setores em assembleias de dissídio, além de servir de interlocutora em tratativas com os poderes Legislativo e Executivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *