Brasil

Aço Gerdau estará presente no The Town 2025

Na segunda edição do festival na capital paulista, o aço 100% reciclável da companhia estará novamente na infraestrutura do Autódromo de Interlagos

Pela segunda edição consecutiva, o aço Gerdau estará presente no The Town 2025, o maior festival de música, cultura e arte de São Paulo. A renovação da parceria entre a maior produtora brasileira de aço e a Rock World, empresa que criou e organiza o The Town e o Rock in Rio, contempla a reutilização de mais de 330 toneladas de aço Gerdau 100% reciclável em estruturas fixas e temporárias presentes no Autódromo de Interlagos.
 

“Estamos orgulhosos de retornar como o aço oficial do The Town para sua segunda edição. As melhorias implementadas na estreia do maior festival de música, cultura e arte de São Paulo serão reutilizadas, reforçando a importância do aço como material 100% e infinitamente reciclável, e reafirmando o nosso compromisso com sustentabilidade, inovação e legado. O mesmo aço Gerdau, que tem um papel essencial na geração de empregos e renda na cadeia da reciclagem de sucata metálica e é parte das soluções para os desafios da construção, mobilidade e sustentabilidade do mundo, segue presente em um dos espaços mais simbólicos da capital paulista, o Autódromo de Interlagos”, afirma Gustavo Werneck, CEO da Gerdau.
 

As mais de 330 toneladas de aço Gerdau, equivalentes à fabricação de mais de 400 carros populares, foram aplicadas em equipamentos de entretenimento, fundações de edificações e infraestrutura, incluindo as torres de retorno de som do palco principal do festival. Todo esse material foi originalmente utilizado na edição de 2023 do The Town e é 100% e infinitamente reciclável, podendo passar por sucessivos ciclos de reaproveitamento sem perder suas propriedades. Essa característica contribui diretamente para a mitigação das mudanças climáticas, ao poupar recursos naturais, reduzir o consumo de energia e diminuir as emissões de gases de efeito estufa.
 

A renovação da parceria celebra a continuidade de uma união de propósitos baseada em sustentabilidade e inovação. O aço que moldará a nova edição do festival resulta de um processo que inclui a reciclagem de sucata ferrosa, atividade que envolve mais de 1 milhão de pessoas no Brasil, incluindo catadores e cooperativas.
 

Maior recicladora de sucata metálica da América Latina, a Gerdau produz aço com uma emissão média de apenas 0,85 tonelada de CO₂e por tonelada de aço, menos da metade da média global do setor, que é de 1,92 t de CO₂e/t de aço, segundo dados da World Steel Association (worldsteel). Em 2031, as emissões de carbono da companhia vão diminuir para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço.

A história de parceria entre a Gerdau e a Rock World completa quatro anos de sucesso, com a participação em duas edições de cada festival. No Rock in Rio, mais de 200 toneladas de aço Gerdau 100% reciclável foram utilizadas na construção da nova cenografia do Palco Mundo, o maior da história do festival, em uma edição comemorativa dos seus 40 anos.
 

O The Town é realizado na Cidade da Música, em uma área de 360 mil m² do autódromo. Em 2025, o festival ocorrerá nos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro, e a organização promete um espetáculo ainda maior e melhor, que ficará para a história da capital.

Escultura gigante de sucata e ativações interativas

O público presente no evento poderá conhecer as ativações em dois locais criados pela companhia na Cidade da Música. No espaço da Gerdau no gramado em uma área central do festival, em frente ao palco São Paulo Square, haverá uma escultura de 6 metros de altura em formato de guitarra, criada pelo artista Leandro Melo, produzida com 02 toneladas de sucata metálica, o equivalente ao peso de cerca de 570 guitarras reais. O local funcionará como um ponto instagramável de fotos e quem participar da ação proposta pela Gerdau ganhará como brinde uma miniatura de guitarra feita em aço.


Miniatura de guitarra feita em aço Gerdau

“A mesma sucata metálica que foi usada para construir a guitarra em forma de escultura é a sucata usada em nossas operações como matéria-prima para produzir aço, que depois é transformado e aplicado em itens do nosso dia a dia, como carros, bicicletas, prédios, geladeiras, fogões, entre outros tantos produtos”, afirma Pedro Torres, diretor global de Comunicação e Relações Institucionais da Gerdau.
 

Já no estande da Gerdau na área VIP, a Gerdau contará com uma máquina de reciclagem, semelhante àquelas famosas máquinas “pega-bichinhos”, com itens que representam a sucata metálica. Quem completar o desafio também ganhará a miniatura da guitarra.
 

De acordo com Torres, as ativações da empresa no The Town 2025 têm como objetivo promover uma grande reflexão sobre a importância da economia circular e desmistificar o conceito da reciclagem. “O aço é um material que pode ser reciclado infinitamente e 100% sem perder sua qualidade. Ao trazermos para o The Town experiências lúdicas e acessíveis, queremos mostrar que ele também pode ser símbolo de criatividade, sustentabilidade e reflexão. Como maior recicladora de sucata metálica da América Latina, buscamos, com estas ativações, fazer com que o público reflita sobre o impacto positivo da reciclagem e sobre como o aço faz parte da construção de um futuro mais sustentável para as próximas gerações”, explica o executivo.


Amazônia Live – Hoje e Sempre

Neste ano, a parceria entre a Gerdau e a Rock World também contempla o projeto Amazônia Live – Hoje e Sempre, que promove grandes iniciativas para reforçar a necessidade de preservar a Floresta Amazônica em pé e proteger seus povos, contribuindo para o desafio global de reduzir emissões de carbono.
 

Como parte do projeto, o Amazônia Live – Hoje e Sempre realizará dois grandes espetáculos em Belém (PA): um especial de TV, com a cantora norte-americana Mariah Carey e as divas paraenses, no dia 17 de setembro, e o Grande Encontro Por Um Mundo Melhor, no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), no dia 20 de setembro. O evento antecede a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorre em novembro na capital paraense, momento em que a cidade reunirá pessoas em torno de uma agenda global unificada para enfatizar a importância de ações efetivas diante dos desafios das mudanças climáticas.

Números do aço

  • 330 toneladas de aço Gerdau 100% reciclável, equivalentes à produção de mais de 400 carros populares.
  • 2 toneladas de sucata metálica e 6 metros de altura na escultura em formato de guitarra, equivalentes a 570 guitarras reais.
  • Mais de 1 milhão de pessoas envolvidas no processo de reciclagem, incluindo catadores e cooperativas.
  • Cerca de 70% do aço da Gerdau é produzido a partir da reciclagem de sucata metálica.
  • Aproximadamente 10 milhões de toneladas por ano é o quanto a Gerdau recicla, sendo a maior recicladora da América Latina.
  • 30 mil colaboradores em todas as operações da Gerdau.
  • Uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e) do mundo, de 0,85 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global de seu setor, de 1,92 t de CO₂e por tonelada de aço.

Sobre a Gerdau

Com 124 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: cerca de 70% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 10 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 230 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,85 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,92 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE).

Sobre o The Town

Com ingressos totalmente esgotados, a primeira edição do The Town — festival dos mesmos criadores do Rock in Rio — aconteceu em setembro de 2023 e entrou para a história e para a agenda oficial dos eventos paulistanos, com a próxima edição confirmada para 2025. Sendo considerado o maior festival de música, cultura e arte de São Paulo, o The Town é realizado na Cidade da Música, em uma área de 350 mil m2 do Autódromo de Interlagos, totalmente renovada. Para 2025, a segunda edição será nos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro e a organização promete um espetáculo ainda maior e melhor, que ficará para a história da capital. 

Na primeira edição, foram meio milhão de pessoas em cinco dias, 220 ativações, 125 shows, nove ambientes, seis palcos, um musical, 235 horas de experiência e uma semelhança inacreditável com a primeira edição do Rock in Rio, lá em 1985. Nomes da música nacional e internacional se apresentaram nos palcos do festival, como Post Malone, Bruno Mars, Maroon 5, Foo Fighters, Demi Lovato, Joss Stone, Luísa Sonza, Ludmilla, Iza, Jão e Criolo. 

A cenografia da Cidade da Música foi cuidadosamente projetada para refletir a rica cultura e arquitetura de São Paulo. O palco Skyline, inspirado nos icônicos prédios da cidade, apresentou artistas do mundo inteiro, compondo as quatro atrações do dia. Já o The One, ofereceu um cenário inspirado nos museus de arte da capital e promoveu grandes encontros e reflexões artísticas. Do Rio para São Paulo, o New Dance Order foi dedicado à música de pista, passando pelos gêneros house, techno, trance, bass e trap. A São Paulo Square veio inspirada na região em que a cidade de São Paulo foi fundada, em prédios históricos com arquiteturas icônicas de São Paulo, enquanto o Factory trouxe um toque industrial, inspirado em antigos galpões, proporcionando um ambiente único para as apresentações. A Rota 85, uma das ruas mais charmosas e nostálgicas do Rock in Rio, também esteve presente no novo festival. Para a próxima edição, o festival ainda anunciará as atrações que farão parte da Cidade da Música. 

O The Town também se destacou pelo compromisso com a sustentabilidade, orientado pelos pilares de Sonhar e Fazer Acontecer da plataforma “Por Um Mundo Melhor”, que nasceu a partir do Rock in Rio e, hoje, é uma área consistente dentro da Rock World. The Town foi pioneiro na utilização de 472 mil copos reutilizáveis durante os cinco dias de evento, evitando a geração de 10 toneladas de resíduos. Em parceria com a ONG Gerando Falcões, a Gerdau e a Fundação Grupo Volkswagen, o The Town lançou o projeto Favela 3D, voltado para o desenvolvimento social da Favela do Haiti, em São Paulo. Por meio de uma metodologia escalável e sustentável, 290 famílias estão sendo impactadas por ações que promovem o fortalecimento comunitário, empregabilidade, empreendedorismo, capacitações profissionais e acompanhamento individualizado, ao longo de dois anos. Ao completar um ano, a Favela do Haiti celebrou o pleno emprego. 

A primeira edição do The Town teve um impacto econômico significativo, gerando R$ 1,9 bilhão para a cidade e criando mais de 23,4 mil empregos. Com uma comunicação que atingiu 145 milhões de pessoas e provocou 2,21 milhões de conversas nas redes sociais, The Town se consolidou no calendário cultural e econômico do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *