Canil e Grupamento Ambiental de Praia Grande já contam com nova sede

As novas instalações do Canil e Grupamento Ambiental, que integram a estrutura da Guarda Civil Municipal (GCM), foram entregues na tarde desta terça-feira (15) em uma solenidade no Portinho, onde o equipamento foi construído. A inauguração faz parte das comemorações de aniversário de Praia Grande, celebrado no próximo dia 19, quando a Cidade completa 52 anos de Emancipação Político-Administrativa.

Com a nova sede, os dois grupamentos passam a ter melhores condições de trabalho, contando com salas específicas para as atividades. Um dos destaques fica por conta das 13 baias para abrigar os cães e área de treinamento – com 75 m² – fundamental para o desempenho do trabalho das equipes do Canil. Uma enfermaria veterinária dará ao local autossuficiência no atendimento especializado voltado para a saúde dos animais.

Para o Grupamento Ambiental, as ações de patrulhamento aquaviário serão facilitadas pelo acesso ao Mar Pequeno, que margeia o Portinho, tornando ainda mais eficaz o combate à pesca predatória e às ocupações irregulares.

O avanço pelo qual a Guarda Civil Municipal (GCM) passou nos últimos anos foi lembrado pelo prefeito Alberto Mourão durante a solenidade de inauguração. “Não tem como não lembrar de cada realização da corporação e que a Guarda era praticamente inexistente. Foram muitos avanços e hoje é respeitada. Esse equipamento vai potencializar o trabalho dos dois grupamentos. A preservação ambiental é fundamental para a Cidade, evita invasões e outros problemas sociais. E o Canil agora está estrategicamente localizado e com condições ideais para o treinamento dos cães”.

Já o secretário de Assuntos de Segurança Pública, José Américo Franco Peixoto, definiu o momento como o marco de um sonho realizado e aproveitou o momento para agradecer à Divisão de Saúde Ambiental pela cessão do espaço onde, por muitos anos, funcionou o Canil. 

Atualmente, o Canil da GCM conta com oito cães, sendo dois ainda filhotes em treinamento, e seis guardas. Tem por finalidade possibilitar a complementação de ações e operações de segurança pública com o emprego de cães. Seus integrantes participam de diversos cursos, entre eles os de cinofilia (cuidados na criação de cães) e cinotecnia (estudo da anatomia, comportamento, psicologia, fisiologia dos cães). Além do patrulhamento preventivo e ostensivo, o Canil participa de atividades educacionais e sociais, como as visitas em escolas com apresentação de show dog (adestramento) e a instituições beneficentes. 

Já o Grupamento Ambiental, que tem um efetivo de 20 guardas, foi criado com o objetivo de proteger o Meio Ambiente e preservar a fauna e a flora local, além de prevenir e reprimir ocupações clandestinas, auxiliando também as ações das secretarias de Urbanismo e de Meio Ambiente.

Participaram da solenidade diversas autoridades como secretários municipais, vereadores e representantes das polícias Militar e Rodoviária, Corpo de Bombeiros e Grupamento de Bombeiros Marítimo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: