Aplicativo torna população fiscal de serviço de água e esgoto em São Paulo
Ferramenta adotada pela Sabesp agiliza solução de problemas e permite também recompensa financeira para quem ajuda
Uma ferramenta digital está agilizando a solução de problemas e tornando a população fiscal dos serviços de água e esgoto em São Paulo. O aplicativo adotado pela Sabesp recebe fotos e imagens de locais que precisam de intervenção e remunera os usuários do app por isso.
O Wily já tem 38 mil usuários na Região Metropolitana de São Paulo e do litoral paulista. Desde fevereiro de 2025, as recompensas financeiras aos moradores já somam mais de R$ 1,5 milhão, com os usuários realizando, em média, 6 mil vistorias mensais. O sistema reduz drasticamente o tempo de análise de um chamado feito para um problema de vazamento, por exemplo.
Segundo a companhia, após a realização da vistoria digital e o recebimento das informações pela Sabesp, o atendimento é feito, em média, em 18 minutos. As imagens enviadas também ajudam na escolha quase imediata das equipes e maquinários necessários para o reparo.
A utilização do Wily foi reforçada neste verão com a campanha “Seja Fiscal da Praia” em cidades do litoral. “A população será aliada da Sabesp para que as melhorias e reparos sejam feitos com ainda mais agilidade e assertividade, uma vez que teremos rápido acesso ao conteúdo enviado” explica Olívia Mendonça, Diretora das Superintendências da Baixada Santista e Vale do Ribeira. “De maneira indireta, a campanha é uma forma de envolver os moradores para que zelem pelo município e auxiliem no bom funcionamento dos sistemas de água e esgoto”, completa.
LEIA TAMBÉM: Moradores do Guarujá participam de mutirão da Tarifa Social Paulista
Como se cadastrar
O Wily funciona de forma simples: após o cadastro no aplicativo, o usuário recebe orientações rápidas por meio de vídeos e tutoriais. Em seguida, ele pode ser acionado para realizar vistorias próximas a sua residência, registrando imagens e vídeos de situações como vazamentos, ligações irregulares e reparos no asfalto ou na calçada após manutenções nas redes de água e esgoto.
Esse sistema reduz drasticamente o tempo de análise de um chamado feito por clientes para um problema de vazamento, por exemplo. As imagens enviadas também ajudam na escolha quase imediata das equipes e maquinários necessários para o reparo.
LEIA TAMBÉM: Entenda como os níveis dos reservatórios impactam no abastecimento de água em São Paulo
A plataforma conta com uma funcionalidade central: o uso de Inteligência Artificial para análise e classificação automática das imagens enviadas pelos usuários. O sistema permite que a Sabesp identifique e priorize rapidamente as ocorrências, reduzindo o tempo de resposta e ampliando a eficiência das equipes em campo.


