Instituto PROA oferece curso gratuito de capacitação profissional para jovens de 17 a 22 anos que buscam o primeiro emprego

O objetivo é disseminar e proporcionar aos jovens capacitação profissional e comportamental, além de prepará-los para o mercado de trabalho

O Instituto PROA, uma ONG que acredita e tem o compromisso de criar oportunidades reais de desenvolvimento e empregabilidade para jovens de baixa renda, está com uma novidade. Agora jovens entre 17 e 22 anos de idade, que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas, que residam no Estado de São Paulo e que buscam seu primeiro emprego terão a oportunidade de se aperfeiçoarem para o mercado de trabalho e se conectarem com vagas de emprego. O PROA está chegando a 23 cidades do Estado de São Paulo com uma plataforma de formação online de 100 horas onde os jovens poderão, por meio de um modelo de aprendizagem ativa e por projetos, colocar a mão na massa e se prepararem para iniciar a carreira profissional. É o Trilha PROA.

Para formatar o curso profissionais do Instituto PROA entrevistaram mais de 70 empresas com o objetivo de entender as reais demandas do mercado de trabalho, assim como as competências necessárias para os jovens estarem preparados para o início de carreira. Durante o curso os alunos contarão com orientação e apoio de tutores em encontros semanais ao vivo. O Trilha PROA tem como objetivo preparar os jovens para o mercado de trabalho dentro dos seguintes temas: Autoconhecimento (20 horas), Planejamento de Carreira (20 horas), Projeto de Vida (20 horas), Raciocínio Lógico (20 horas) e Comunicação (20 horas). Ao final espera-se que os alunos que concluírem estejam aptos para participarem de processos seletivos para vagas de posições de início de carreira e primeiro emprego. Todos receberão certificado de conclusão emitido pelo PROA e terão acesso a vagas de emprego disponíveis no mercado.

A jornada de estudos será de 1h30 de estudos por dia no mínimo, de segunda a sexta-feira. O jovem poderá estudar e fazer as atividades em qualquer horário do dia, com exceção dos encontros mediados pelos tutores, que acontecerão uma vez por semana, às quartas-feiras, com 1h30 de duração. Será oferecido pelo menos três opções de horários para os jovens participarem dos encontros com os tutores (8h às 9h30; 15h às 16h30 e 18h às 19h30). A participação nos encontros e a conclusão de todas as atividades são fundamentais para o jovem seguir para a empregabilidade.

“Nossa meta é contribuir para que os jovens tenham oportunidades de trabalho e estejam preparados para iniciarem a carreira profissional. Segundo dados divulgados recentes pelo IBGE o desemprego entre os jovens de 18 a 24 anos ficou em 31,4% no 3º trimestre de 2020. É o maior índice já registrado. A falta de experiência e oportunidades de estudo, aliado ao cenário da pandemia faz com que os jovens sofram mais com o desemprego. Por isso, todo esforço e dedicação para ajudar esse jovem é válido. Acreditamos que quanto mais cedo esse jovem tenha contato com habilidades que ainda não foram desenvolvidas ou que precisam ser aprimoradas, mais chances eles terão de serem bem-sucedidos profissionalmente, independentemente do que eles queiram fazer.”, afirma Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA.

Para participar do curso o jovem passará por uma avaliação de língua portuguesa e matemática. Independentemente de serem aprovados, receberão acesso à uma trilha de língua portuguesa e matemática após a conclusão das avaliações. Desde que estejam dentro dos critérios de idade, escolaridade e cidades, os jovens poderão participar do processo seletivo quantas vezes quiserem.

O processo seletivo da primeira turma acontecerá até 26 fevereiro de 2021 e o curso acontecerá de março a maio de 2021.

As inscrições podem ser feitas pelo site: www.proa.org.br 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: