São Paulo

Gabinete Itinerante: proposta defende um governo mais próximo dos municípios paulistas

Com a presença do secretário e outras autoridades, 1ª edição aconteceu durante o Sabor de São Paulo, em Campinas.

Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), realizou a sua 1ª  edição do Gabinete Itinerante. O novo programa tem como objetivo aproximar os municípios paulistas do Governo do Estado de São Paulo, com eficiência e agilidade, promovendo assim a descentralização da atividade turística. A nova atividade, criada pela Setur-SP, fez parte da programação do Sabor de São Paulo, na unidade do Senac Campinas.

A abertura do Gabinete Itinerário e do Sabor de São Paulo foi composta pelo secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena; pela coordenadora de Turismo (Cotur) da Setur-SP Ana Clemente; pela secretária municipal de Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli; pela gerente do Senac Campinas, Camila de Moraes; pelo gerente do Sebrae, Nilcio Freitas; e pelo prefeito de Nazaré Paulista e presidente da Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico de São Paulo – Amitesp, Murilo Cândido.

O secretário da pasta, Roberto de Lucena, enfatizou a volta do programa Sabor de São Paulo, já realizado em 2015. “O Senac é um parceiro fundamental para a realização deste programa, assim como o Sebrae. Na última edição, tivemos total apoio do Senac, o que nos permitiu trazer o projeto de volta”, afirmou.

Com o intuito de avançar com questões relacionadas a convênios de obras e novos projetos para desenvolver o turismo na região, a equipe da Setur-SP, formada pelo diretor do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), Antonio Serralha, pela coordenadora de Turismo, Ana Clemente e pelo diretor técnico, Gregory Andrade realizou atendimentos e tirou dúvidas.

“Estou aqui com a Setur-SP Secretaria do Estado de São Paulo para inaugurar esta nova fase, diminuir a distância e ouvir vocês, junto ao nosso time do Dadetur, Cotur e Creditur. O Gabinete Itinerante está à disposição dos municípios e presta orientação técnica a quem precisa”, ressaltou Roberto de Lucena, em relação às atividades do Gabinete Itinerante.

Após a fala do secretário, aconteceram as apresentações da Cotur sobre dos Programas e Ações da Setur-SP, com informações sobre o posicionamento estratégico do turismo em São Paulo. Os temas destacaram, pela Cotur, que envolve a visibilidade econômica e sistêmica do setor e adequação legislativa; conectividade e ampliação da oferta de produtos e infraestrutura; ambiente e informações para investimentos; ações para um turismo mais inclusivo; foco no Turismo Ecológico e Social; e a promoção nacional e internacional de impacto. Entre as principais ações realizadas pela Secretaria estão, o Turismo Náutico, Ferroviário e Rural, o Crédito Turístico (Creditur), considerado o maior programa do Brasil e que em breve será anunciado pelo governador Tarcísio de Freitas.

O diretor do Dadetur, Antônio Serralha, apresentou os pontos de atenção para a utilização dos recursos que devem ser usados na infraestrutura dos municípios, como por exemplo, o planejamento e elaboração de bons projetos. Já o consultor da Invest, Eduardo Madeira, passou informações sobre o Creditur, Programa de Incentivo ao Crédito e Investimento Turístico Paulista. Ele ressaltou as premissas que devem ser usadas nas ações integradas, onde o objetivo do programa é a integração de investimentos estratégicos entre o setor público e a iniciativa privada.

A previsão é que o Gabinete Itinerante, assim como o Sabor de São Paulo, ainda passe por 10 cidades. Confira abaixo o calendário:

Araçatuba – 23/09

Campos do Jordão – 07/10

São Carlos – 11/11

Santos – 25/11

São Paulo – 10/12

Presidente Prudente – 27/01

São José do Rio Preto – 24/02

Marília – 23/03

Sabor de São Paulo

Campinas também recebeu o maior programa de valorização da gastronomia do país, com o melhor da culinária, restaurantes típicos da região, aulas com chefs de cozinha premiados, capacitação para todo o setor, além de viagens e viagens com a imprensa (press  trip). O evento é promovido pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) em parceria com o Mundo Mesa, núcleo de inteligência em gastronomia; e Senac, uma das principais instituições de ensino de SP.

A semana da gastronomia terminou no sábado (22), com um festival aberto ao público, a presença de dez produtores artesanais e cinco restaurantes, trazendo os destaques da culinária regional aos visitantes.

Cada edição do Sabor de SP incluirá as press trips com a participação de jornalistas e influencers especializados em turismo, capacitações ligadas ao setor, apresentação das ações da secretaria e interação com agentes públicos e privados locais (gabinete itinerante), e uma grande celebração com um festival gastronômico aos finais de semana, com entrada gratuita.

O Sabor de SP tem apoio de instituições como o Sebrae, a Faesp, Senar, a Aprecesp, a Amitesp, de prefeituras locais, do Campinas CVB, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e do Fundo Social. O programa acontece entre julho de 2023 e março de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *