Empresas e NegóciosItanhaém

Sprite e Ecosurf promovem ação de limpeza e preservação em Itanhaém

A iniciativa, realizada com apoio local da Coca-Cola FEMSA Brasil, acontecerá no dia 11 de novembro, das 10h às 14h, na Praia da Gaivota, marcando o fechamento do primeiro ano do projeto de limpeza de praias, rios e mares

Contribuir para um mundo cada vez mais refrescante e sustentável são propósitos da marca Sprite, que trocou o icônico verde da sua embalagem pela transparência, para facilitar o processo de reciclagem. A mudança também marcou o início do projeto de limpeza e preservação de praias, rios e lagoas da marca, iniciado em dezembro de 2022. A iniciativa abrange seis das principais cidades brasileiras: Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA) e Santos (SP). Em cada uma delas, foram realizadas pelo menos quatro ativações de mobilização, conscientização e coleta de resíduos, em colaboração com o Sistema Coca-Cola Brasil e o projeto Blue Keepers, uma iniciativa da Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil.
 

Fechando o primeiro ano de projeto, a ação chega à Praia da Gaivota, situada na cidade de Itanhaém (SP), no dia 11 de novembro, das 10h às 14h. O local escolhido para a ativação tem abundante beleza natural, porém sofre com o descarte inadequado de resíduos na areia e no mar. A Coca-Cola FEMSA Brasil, o Blue Keepers e o Instituto Ecosurf coordenarão o mutirão de limpeza, garantindo a destinação correta dos materiais coletados, que será feita pela cooperativa de catadores de materiais recicláveis, Coopersol Itanhaém. Durante o evento, os voluntários receberão luvas, baldes e sacos plásticos para a coleta, além de terem à disposição uma mesa de frutas, opções de hidratação e, claro, muita Sprite para refrescar. Em uma das tendas de apoio da Ecosurf, também será realizado um momento cultural com apresentação de Roda de Capoeira pela Associação de Capoeira Unidos da Regional III. Os interessados em participar do mutirão podem se inscrever até o dia 10 de novembro neste link.
 

Para Rodrigo Brito, head de sustentabilidade da Coca-Cola, a ação de limpeza de praias, rios e lagoas promovida por Sprite é um exemplo concreto de como a The Coca-Cola Company está comprometida com a transformação de suas estratégias em ações tangíveis. “Estamos muito felizes com os resultados obtidos neste primeiro ano de projeto e essa motivação nos empenha a traças metas ainda mais sólidas e otimistas para a próxima temporada a fim de colaborar com a preservação do meio ambiente, levando mais conscientização para as pessoas”, aponta. De acordo com o gestor, o alinhamento da empresa com pilares ESG demonstra um cuidado ativo com a natureza, mas também reforça o poder que grandes corporações têm para liderar mudanças positivas. “Realizamos esta ação com transparência e responsabilidade, com rigorosa prestação de contas a todos os envolvidos também com o intuito de trazer conscientização e mudança de comportamento, pois acreditamos que o futuro e a preservação do planeta são moldados por nossas ações diárias”, ressalta.
 

Em um esforço conjunto para enfrentar o desafio crescente da poluição costeira, a iniciativa tem se mostrado uma relevante forma de conscientização sobre o descarte de resíduos. “O trabalho do Instituto Ecosurf começou em Itanhaém há mais de 23 anos. De um desafio local de trabalhar com a prevenção e o combate ao lixo no mar, hoje o problema atinge níveis globais de impacto na biodiversidade e já é uma preocupação entre a população, empresas, governos e somar esforços com o conjunto da sociedade e os seus mais diversos atores é o caminho para que no médio e longo prazo possamos avançar na resolução dessa emergência que tomou uma escala planetária”, comenta João Malavolta, cofundador do Ecosurf.
 

Os materiais potencialmente recicláveis serão encaminhados para a Coopersol Itanhaém e, após uma triagem, enviados para destinação final. A Sprite também conta com o apoio Coca-Cola FEMSA Brasil, fabricante do Sistema Coca-Cola Brasil na região. “Estamos muito felizes com os resultados do projeto de limpeza de praias neste ano. Além dos materiais coletados, ver o engajamento gerado a cada etapa demonstra a importância dessa atuação. Seguiremos trabalhando por uma maior conscientização ambiental e uma economia circular mais forte, rumo a um Mundo Sem Resíduos”, afirmaTamires Silvestre, Gerente de ESG e Comunicação Externa da Coca-Cola FEMSA Brasil.
 

O evento de limpeza da Praia da Gaivota, em Itanhaém, será aberto ao público, com vagas limitadas. Mais informações estão disponíveis no perfil do Instagram: ecosurfoficial.

Informações:

Data: 11 de novembro, sábado

Local: Praia da Gaivota, Itanhaém (SP)

Ponto de encontro: Final da Avenida da Praia

Horário: das 10h às 14h

Link para inscriçãoLink

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *