Mutirão de ultrassonografia inicia em Itanhaém e mulheres têm preferência

EXAME – Saúde promove o mutirão de ultrassonografia na Cidade, que acontecerá aos sábados, durante todo este mês

A Secretaria de Saúde promove o mutirão de ultrassonografia na Cidade, que acontecerá aos sábados, durante todo este mês. Os atendimentos iniciaram no último dia 9. Em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, a meta foi realizar mais de 150 ultrassonografias de mama e transvaginal, no Centro de Especialidades Médicas de Itanháem (CEMI). Está prevista a realização de mais de 2.000 exames agendados, devendo ocorrer nos demais sábados do mês.

Posteriores agendamentos poderão ser feitos nas Unidades de Saúde da Família (USFs) de cada bairro, que irão levantar o número de pessoas cadastradas no aguardo do exame. Elas serão comunicadas sobre a data e horário em que será realizado pelo Agente Comunitário de Saúde (ACS) ou por telefone.

Tais ações, além de priorizar os pacientes com exames de urgência, contribuirão para uma  significativa diminuição da demanda já existente nas unidades. A ultrassonografia é um dos métodos de diagnóstico por imagem mais eficiente e que pode auxiliar bastante na análise médica e, consequentemente, na escolha do tratamento a ser realizado pelo paciente.

ADVERTÊNCIA

Vale ressaltar a importância de o paciente manter o cadastro atualizado em sua respectiva unidade, principalmente o número de telefone, para contato mais rápido e eficiente; outro ponto é a justificativa de ausência, caso não haja possibilidade de comparecer no dia da consulta ou exame. Basta entrar em contato com a USF e avisar. Desta forma, a equipe poderá remarcar e passar a vaga para outro paciente.

“Infelizmente temos um número muito grande de pacientes faltosos, o que dificulta em muito o fluxo, principalmente no tocante aos agendamentos fora do Município – Ambulatório Médico de Especialidades de Praia Grande (AME) e Hospital Guilherme Álvaro (HGA). Quando há faltas sem justificativa, torna-se impossível repassar a vaga, e a temos como perdida”, alerta a Coordenadora de Agendamento Municipal, Luciana de Oliveira Lima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.