Praia Grande

Praia Grande recebe investimentos de R$ 450 milhões da Sabesp

Obras terão impacto positivo na balneabilidade das praias

Praia Grande já está recebendo obras da Sabesp que terão grande impacto na balneabilidade das praias e qualidade de vida de munícipes e também turistas que visitam a Cidade. Os serviços totalizam investimentos de R$ 450 milhões. Entre as ações, destaque para o prolongamento de dois emissários submarinos, do Canto do Forte e Tupi, além da implantação de duas estações de pré-condicionamento (EPC) nesses locais.

Esses trabalhos em desenvolvimento no Município fazem parte da nova fase do Programa Onda Limpa. A iniciativa da Sabesp é considerada como o mais importante projeto de recuperação ambiental da América do Sul, por meio da implantação e ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto.

Uma reunião, realizada nessa terça-feira (12), na Prefeitura, debateu as ações. O encontro contou com a participação do prefeito praia-grandense, Alberto Mourão, dos secretários municipais de Obras Públicas, Eloísa Ojea, de Urbanismo, Alexander Ramos, de Planejamento, Nelio Affonso Dell’Artino, além dos representantes da Sabesp, o diretor de Tecnologia, Meio Ambiente e Empreendimentos, Edison Airoldi, do superintendente do Programa Onda Limpa, José Luiz Lorenzi e do diretor de Sistemas Regionais, Ricardo Borsani. 

“O investimento de extensão do emissário e duas estações de tratamento melhora balneabilidade e se traduz em qualidade de vida e em atrativo turístico. Importante ressaltar que essas e as demais obras cumprem algumas metas estabelecidas pela Cidade”, analisou o prefeito de Praia Grande.

Durante o encontro, os projetos e serviços foram detalhados. Além dos valores que serão investidos pela Sabesp pelos próximos anos na Cidade, os dados relacionados ao prolongamento dos emissários submarinos do Canto do Forte e Tupi impressionam. Atualmente, ambos contam com 3,3 quilômetros e saltarão para 4 quilômetros de extensão cada. Os serviços terão duração de 3 anos. “A obra é de alto impacto e sua execução de grande complexidade, já que envolve serviços na parte de mar e terrestre”, comentou o superintendente Regional da Sabesp, José Luiz Lorenzi.

Na prática, quando esses equipamentos estiverem funcionando em sua plenitude, o efluente final, produto depois do tratamento do esgoto, será despejado mar adentro e trará uma sensível melhoria na balneabilidade das praias. “O entorno desses espaços também terá urbanização diferenciada”, adiantou Lorenzi.

A complexidade desta obra é apontada como um diferencial e também desafio. Uma das etapas que chamam mais a atenção de todos é a do afundamento dos tubos no mar. A ação ainda não tem data prevista para ocorrer, mais envolverá diversos profissionais e máquinas também. 

Além dos emissários do Canto do Forte e Tupi, Praia Grande também conta com outro equipamento do tipo localizado no Caiçara. Entregue em 2010, a obra fez parte da primeira etapa do Programa Onda Limpa na Cidade e beneficia também outros bairros, como o Mirim, Maracanã, Flórida, Real e Solemar.

Princesa – Mas as novidades não param por aí. Os diretores da Sabesp confirmaram na reunião que o Bairro Princesa também será foco de ações relevantes no sistema. O início dos trabalhos ocorrerá no mês de maio. Entre os serviços, será executada a rede coletora de esgoto desta região do Município. “Esse trabalho também resultará em uma melhora da balneabilidade”, disse o superintendente. 

Boqueirão – No encontro também ficou definido que a Sabesp dará continuidade nos trabalhos da substituição da rede coletora de esgoto do Bairro Boqueirão até o Canto do Forte. Em virtude de ter sido executada com material de fibrocimento, que deteriora com o tempo, têm sido registrados constantes desníveis nas ruas. Desta forma, a solução definitiva só é possível com a substituição total da rede, assim como já foi feito nas vias revitalizadas do Centro Expandido Boqueirão, Fase 1.

“Nesta fase, os trabalhos serão da Avenida Paris até o Canto do Forte e da praia até a Avenida Marechal Mallet. Na sequência, a Prefeitura virá efetuando os demais serviços, como a pavimentação. Assim será resolvido um problema crônico de buracos. Vamos melhorar assim o trânsito de veículos e pedestres”, disse o prefeito de Praia Grande. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *