Notícias Corporativas

Evento discutirá a modernização da ICP-Brasil

No próximo dia 25 de abril, o mercado de certificação digital se reúne na capital paulista para discutir as novas tecnologias de identificação digital, como a Carteira de Identidade Nacional, modernização da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, entre outros temas.

O 5º Encontro das Autoridades de Registro do Brasil – Encontr[AR] ocorre no espaço de eventos do Hotel Intercity Paulista, em São Paulo, e terá a presença do diretor presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Enylson Camolesi. O Instituto é uma autarquia federal vinculada à Casa Civil da Presidência da República que tem por objetivo manter a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.

O evento também contará com as presenças de outros especialistas, onde temas como modelos de certificação digital pelo mundo, tendências mercadológicas e regulamentação serão abordados.

Segundo o presidente executivo da Associação das Autoridades de Registro do Brasil – AARB, organizadora do evento, Jorge Prates, o encontro trará importantes questões sobre o mercado e um enfoque nas novas tecnologias de identificação. “Ao mesmo tempo em que novidades tecnológicas são bem vindas, elas trazem questões regulatórias e algumas precauções que devem ser discutidas amplamente em virtude da rapidez com que os cibercrimes são praticados, além da preocupação em não burocratizar a vida do cidadão devido ao excesso na criação de dispositivos de segurança virtual”, diz.

Já para Bruno Linhares, diretor de Comunicação da Associação, a modernização da ICP-Brasil pode e deve acompanhar as novas tecnologias de identificação, mas a essência da segurança proporcionada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira permanece. “A ICP-Brasil é um case internacional de sucesso na identificação de pessoas e empresas e assegura a proteção de dados. A grande questão que surge é que essa proteção corre risco quando o usuário perde sua autonomia e passa a depender de portais externos de autenticação, muitos ainda com o uso de usuário e senha. É preciso discutir várias questões sobre esse tema para que a ICP-Brasil não se banalize”, finaliza Linhares.

10 anos da AARB

Durante o evento também será comemorado os 10 anos de existência da Associação das Autoridades de Registro do Brasil, além da eleição e posse da nova Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal para o exercício 2024/2027.

Serviço

5º Encontro das Autoridades de Registro do Brasil – Encontr[AR]

Quando

25 de abril de 2024, a partir das 8h30 para associados e às 10h30 para o público em geral.

Onde

Hotel Intercity Paulista

Rua Haddock Lobo, 294 – Cerqueira César, São Paulo – SP

Inscrições e programação no link

1win mexico