Itanhaém

Principais rios da Cidade são limpos para evitar enchentes

SERVIÇOS – Um planejamento foi elaborado para garantir o escoamento das águas pluviais e amenizar impactos causados pelas chuvas

Prevendo as grandes chuvas, a Secretaria de Serviços e Urbanização já realizou a limpeza dos principais rios de Itanhaém, como o Campininha, o Bicudo e o do Poço. O último a ser limpo foi o Cavucu.

Atualmente está sendo executados os serviços no Braço do Poço e no Montevideo. O objetivo é diminuir o número de ocorrências ocasionadas por fortes temporais e para garantir o escoamento das águas fluviais.

O Verão é considerado a época das chuvas. É nesse período que os rios enchem e alagam as terras ao redor, as chamadas áreas naturais de inundações.

As enchentes são consideradas fenômenos naturais, porém a intervenção do humano acaba por refletir diretamente no aumento das chances para que ocorrem as cheias como, por exemplo, o lixo descartado incorretamente em ruas e avenidas. Ele poderá ser um agravante em temporais, ocasionando o entupimento de bueiros e gerando alagamento.

Lembra daquela latinha de refrigerante ou daquele papel de picolé jogado nas vias públicas? Você pode pensar que um simples papel não gera um grande impacto, mas o acúmulo de lixo descartado nas ruas impede a passagem da água, provocando alagamentos e enchentes.

Quem mais sofre com esses problemas são os moradores. Além dos trabalhos realizados pela Prefeitura, os munícipes precisam se conscientizar sobre a forma correta como é armazenar os resíduos sólidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *