Praia Grande

Praia Grande participa de reunião que elegeu novo presidente do Condesb

Encontro ocorreu nesta quarta-feira (13), na sede da Agem

O Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) conta com novo presidente. Trata-se do prefeito de Peruíbe, Luiz Maurício, que tem como vice, o chefe do Executivo de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes. A eleição da chapa, por aclamação, ocorreu na reunião do órgão, nesta terça-feira (13), no auditório da sede da Agem, em Santos. Praia Grande foi representada no encontro pelo prefeito, Alberto Mourão, que destacou durante o evento a necessidade de avançar em discussões e ações voltadas a região metropolitana em áreas como Saúde, Segurança, Mobilidade Urbana, Educação e Desenvolvimento Econômico.

A 35ª reunião ordinária do Condesb contou com a participação dos nove prefeitos das cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista. Além deles, também participaram dos trabalhos o secretário de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado, Marcos Vinholi, o deputado Estadual, Cássio Navarro, além dos novos representantes de pastas estaduais que compõe o órgão.

“A presença do secretário Vinholi é importante na Região porque, desta forma, ele se aproxima das reais necessidade da Baixada Santista. Será necessário ter a percepção de separar as ações que deverão ser pontuais e prioritárias das que poderão ser trabalhadas em um outro momento. É preciso buscar soluções conjuntas, prefeitos e Estado, para assim podermos entregar o produto que a sociedade aguarda”, analisou o prefeito de Praia Grande.

Mourão destacou ainda em seu discurso a necessidade de se perseverar em uma pauta enxuta e factível para que os resultados possam ocorrer de forma mais ágil. “A criação da Secretaria de Desenvolvimento Regional é importante porque será uma referência para estes trabalhos. Temos que definir a questão dos resíduos sólidos, provocar uma reunião com o Estado e a Sabesp sobre esse tema, avançar em setores da Saúde, como o sistema Cross, referência de atendimentos, aumento de vagas para exames, leitos na região e cirurgias eletivas. É preciso aprofundar o debate sobre desenvolvimento econômico, não podemos achar que está tudo bem porque não está. A mobilidade urbana é fundamental nesse processo, sem falar em uma maior atuação de uma Universidade Pública na Baixada”.

O secretário de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado, Marcos Vinholi, afirmou que a Baixada Santista é uma das regiões mais importantes do Estado e que terá uma atenção especial do Governo. Ao final, o dirigente estadual deixou pré-agendada a participação do titular da pasta da Saúde do Estado, José Henrique Germann Ferreira, na próxima reunião do Condesb. “A área da Saúde recebeu uma série de solicitações dos prefeitos da Baixada Santista. Vamos agendar esse encontro. Valorizo o trabalho que foi feita até o momento no Condesb e reforço o compromisso de buscarmos formas de avançar em todos os setores. É fundamental transformar os estudos técnicos em soluções para população”.

Comissão – Durante a reunião do Condesb desta terça-feira, a secretária de Transportes de Praia Grande, Raquel Chini, foi confirmado e seguirá como uma das representantes da região na Comissão de Transportes e Mobilidade Urbana do órgão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *