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Qual marca ganhou o Super Bowl nas redes sociais?

Semrush analisa como foi a competição entre os patrocinadores do evento na internet e aponta quais foram os resultados de engajamento, atividade e público

No último domingo, 19, amantes de esporte e entretenimento de todo o mundo pararam para assistir à final da NFL, o Super Bowl. Enquanto os Chiefs e os Eagles discutiam em campo, outra competição importante acontecia na internet: a disputa entre as marcas por engajamento nas redes sociais. 

Para entender qual patrocinador se saiu melhor, a Semrush, plataforma de gerenciamento de visibilidade online, separou as dez marcas mais populares e, por meio de sua Social Tracker, monitorou suas campanhas de mídia social no dia do Super Bowl para apresentar um relatório com a análise da porcentagem de crescimento e as mudanças no público, engajamento e atividade em três canais principais: Facebook, Instagram e Twitter. 

Marcas analisadas pela Semrush:

  1. Pepsi
  2. Planters
  3. Apple Music
  4. FanDuel
  5. Draft Kings
  6. Heineken
  7. Budweiser
  8. Doritos
  9. Pringles
  10. M&Ms

Engajamento – Quem recebeu mais curtidas e comentários?

De acordo com os dados da Semrush, globalmente, as marcas colecionaram um total de 787.793 engajamento nas redes sociais (com base em curtidas e comentários). A Apple Music liderou o ranking, com 323.822, o M&Ms ficou em segundo lugar, com 171.455, e a FanDuel em terceiro, com 93.597. Em relação às plataformas, o Instagram foi quem teve mais engajamento, com 230.663, seguido do Twitter, com 203.127, e do Facebook, com 87.743. 

As três postagens que mais trouxeram engajamento no dia do Super Bowl:

 “Além do espetáculo dentro do campo, o Super Bowl chama a atenção também por conta da sua enorme proporção em termos de entretenimento. A 57º edição teve os intervalos comerciais mais caros da história e as marcas pagaram cerca de U$7 milhões por uma propaganda de 30 segundos. Além disso, a Apple fechou um contrato de 5 anos avaliado em US$ 250 bilhões para ser a patrocinadora principal do show do intervalo. Se for dividido pelos 12 minutos de duração do intervalo que teve como atração principal a cantora Rihanna, a Apple pagou  US$ 4,2 milhões por minuto”, comenta Pedro Oliveira, sócio-fundador da OutField, empresa líder em inteligência, estratégia e investimentos no esporte, games e entretenimento na América Latina. 

Atividade – Qual marca postou mais? 

De acordo com a Semrush, foram 637 postagens publicadas em todas as marcas patrocinadas. A plataforma com mais conteúdo publicado foi o Twitter, com 458 publicações, seguida do Instagram, com 75 publicações, e Facebook, com 69. FanDuel liderou o ranking das marcas ativas, com 151 postagens, Draft Kings ficou em segundo lugar, com 144, e Planters em terceiro, com 132. 

“No universo digital, sabemos que tudo gira em torno do engajamento e, para conquistá-lo, as marcas precisam estar ativas nas redes. Quanto maior a quantidade de postagens, maior a possibilidade de engajar esses usuários. Sabendo disso, é possível correlacionar o canal social com maior frequência de postagens à taxa de engajamento e ver quais são as mais eficazes”, explica Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush. 

Crescimento do público – Quem ganhou mais seguidores?

O Super Bowl é um dia de campo para as equipes de mídia social, quando os anúncios alcançam mais pessoas por meio de vários canais, e a chegada de novos usuários é um dos fatores que monitoram o sucesso das marcas. De acordo com a Semrush, a Apple Music teve o maior número de novos seguidores para uma marca, conquistando 9.409 novos usuários. Doritos ficou em segundo lugar, com 4.399, e FanDuel em terceiro, com 1.362. 

“Os 9.409 novos seguidores da Apple Music em um dia demonstram uma ótima estratégia de mídia social. Pode até ser útil para concorrentes que buscam trazer ganhos maiores nos próximos meses”, conta Casagrande. 

Afinal, qual marca venceu a disputa?

Foi um bom jogo para todas as marcas, entretanto, ficou claro que algumas superaram outras nas redes sociais. A Apple Music pode não ser o Kansas City Chiefs, mas, com certeza, ganhou o Super Bowl na internet. A empresa, que também patrocinou o show do intervalo, marcou em todas as áreas e conquistou o maior número de novos seguidores e o maior engajamento em todas as plataformas. Com pequenas diferenças, FanDuel teve a segunda melhor estatística no dia do jogo para atividade, público e engajamento. 

Sobre a Semrush

A Semrush é uma plataforma SaaS de gerenciamento de visibilidade on-line líder que permite que empresas em todo o mundo executem campanhas de otimização de mecanismo de pesquisa, pagamento por clique, conteúdo, mídia social e pesquisa competitiva e obtenham resultados mensuráveis de marketing on-line. A Semrush oferece insights e soluções para empresas criarem, gerenciarem e medirem campanhas em vários canais de marketing. A Semrush, com mais de 94.000 clientes pagantes, está sediada em Boston e tem escritórios na Filadélfia, Trevose, Austin, Dallas, Amsterdã, Barcelona, Belgrado, Berlim, Limassol, Praga, Varsóvia e Yerevan.

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