São Paulo

Governo de SP amplia“Corujão” para mais quatro regiões do Estado

Programa prevê a realização de 137,2 mil exames nas regiões de Prudente, Bauru, Baixada e Rio Preto

O Governo de São Paulo anunciou, nesta sexta-feira (12), a ampliação do “Corujão da Saúde” para mais quatro regiões do Estado a partir deste mês. A meta é zerar a demanda por diagnósticos com a realização de 137.229 exames de endoscopia, mamografia e ultrassonografia nas regiões de Presidente Prudente, Bauru, Baixada Santista e São José do Rio Preto.

Os exames serão realizados em horários alternativos em hospitais ou laboratórios privados e por meio de ampliação da oferta nos serviços da rede própria estadual – hospitais e AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), onde os atendimentos começam na segunda quinzena de abril.

A Secretaria de Estado da Saúde vai contratar serviços privados de saúde interessados em participar do programa, além de ampliar a oferta de atendimentos em órgãos públicos estaduais. O edital de chamamento público para os serviços privados de saúde foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta sexta (12). As propostas deverão ser apresentadas até o dia 19 de abril.

Na região de Presidente Prudente serão realizados 48.309 exames. A previsão é de 5.980 endoscopias, 8.426 mamografias e 33.903 exames de ultrassom.

A região de Rio Preto receberá 8.100 exames de endoscopia, 4.930 de mamografia e 36.330 de ultrassonografia, totalizando 49.360 atendimentos.

Em Bauru e região, o programa contemplará 38.626 exames, dos quais 6.570 endoscopias, 3.504 mamografias e 28.552 ultrassonografias.

Na Baixada Santista, serão feitos 873 exames de endoscopia e 61 ultrassonografias, totalizando 934 atendimentos.

“Combater a demanda reprimida por exames na rede pública é um dos nossos principais compromissos, visando agilizar o diagnóstico e o tratamento dos pacientes. Contamos com a colaboração dos pacientes para que compareçam nos agendamentos e aproveitem a oportunidade de realizar os exames gratuitamente”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira.

“Corujão da catarata”

A partir de maio, o programa também vai englobar cirurgias de catarata em todas as regiões do Estado. A iniciativa prevê a realização de 6.387 cirurgias extras de catarata entre maio e julho. As operações serão feitas em 36 serviços estaduais de saúde, entre AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) e hospitais.

Os procedimentos serão realizados em pacientes que estão cadastrados na Central de Regulação de Vagas do Estado (Cross), que já possuem indicação médica e estão aptos a realizá-los. O investimento para custear os procedimentos extras será de R$ 6,3 milhões.

“Decidimos criar este ‘Corujão’ para agilizar as cirurgias de pacientes com catarata e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida das pessoas que precisam passar pelo procedimento”, afirma o Secretário de Saúde.

Sobre o “Corujão da Saúde”

O programa começou em 25 de fevereiro nas regiões da Grande São Paulo, Campinas e Vale do Paraíba, com meta de 155,2 mil exames. Em apenas 44 dias, foi possível zerar a demanda reprimida de mamografias na Região Metropolitana da capital.

Até o momento, 56,6 mil agendamentos já foram ofertados, e outras 32,8 mil vagas estão disponibilizadas para as três regiões. Nessa fase inicial, o Governo do Estado verificou índice de 28,7% de absenteísmo. A taxa de ausência é considerada alta – em média, para cada quatro exames agendados, ao menos um acaba adiadopor não comparecimento do paciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *