Empresas e NegóciosPeruíbe

Maternidade Municipal de Peruíbe é referência em assistência humanizada ao parto

O momento do parto é cercado de alegrias e expectativas, mas também dúvidas e anseios. Dessa forma, profissionais capacitados, ambiente agradável e a presença de um acompanhante são aspectos essenciais para proporcionar uma experiência especial às futuras mamães.

É com esse pensamento que a Maternidade Municipal de Peruíbe, gerenciada pelo CEJAM em parceria com a prefeitura do município, é referência para a região e para as cidades de Itariri e Pedro de Toledo. Com mais de 625 partos realizados em 2022, a unidade se destaca por oferecer uma assistência acolhedora e técnicas humanizadas.

Dados divulgados pelo Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), indicam que Peruíbe possui o menor coeficiente de mortalidade infantil entre os nove municípios da Baixada Santista, com uma taxa de 4,8. As informações foram contabilizadas entre janeiro e junho de 2023.

Nesse sentido, a enfermeira obstetra Monique Fernandes Liscio explica como o trabalho desenvolvido na unidade contribui para esse resultado tão importante. Segundo ela, a informação e o acolhimento são fundamentais para orientar as gestantes em relação aos direitos, riscos e benefícios da escolha de via de parto, bem como incentivar o parto normal e a amamentação.

“Após o parto realizamos contato pele a pele imediato, o que estimula a amamentação e aumenta a chance de sucesso em nutrir de forma adequada esse bebê. Todas as parturientes são informadas sobre os benefícios da amamentação exclusiva até os 6 meses de vida e como complemento até 2 anos de vida ou mais”.

Entre os diferenciais da maternidade, a enfermeira cita as duas salas PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto imediato), onde são realizados cerca de 40 partos mensais nos casos em que não há indicação de cesárea. No local, gestante e acompanhante são assistidos em tempo integral por uma enfermeira obstetra e equipe técnica de enfermagem.

Os profissionais utilizam técnicas não farmacológicas para para alívio da dor e relaxamento, sempre priorizando o protagonismo e as escolhas da paciente. “A parturiente segura e relaxada tem um aumento de ocitocina e de entrega durante o trabalho de parto o que é essencial para uma boa evolução”.

Para isso, o quarto é equipado com cama articulada para assistência na posição de escolha da paciente; aparelhos como bola suíça, espaldar e balanço pélvico; banheiro com chuveiro; iluminação com controle de claridade; difusor para aromaterapia; e berço aquecido para atendimento do recém-nascido, caso seja necessário algum suporte ou reanimação.

Foi nesse cenário que Lays Cristina Souza, de 29 anos, deu à luz o terceiro filho, Leonardo, por meio de um parto normal na sala PPP da Maternidade Municipal de Peruíbe. A paciente conta que foi acolhida com respeito e carinho desde a recepção da unidade.

Acompanhada pela mãe, ela afirma ter sido fundamental contar com o suporte de todos que estavam presentes. “Me surpreendi com a equipe que me deu todo o apoio do início ao fim do parto, como desejado e da maneira que eu quis”.

Após o parto, mãe e filho permanecem juntos, estimulando o vínculo materno. Algumas horas depois, ambos são encaminhados para o alojamento conjunto.

“O parto em si já é transformador na vida da família envolvida, ter uma maternidade bem equipada, com profissionais habilitados, atualizados e respeitosos contribui ainda mais para uma transformação positiva e é isso que promovemos na nossa maternidade – segurança, informação, qualidade e respeito”, finaliza a enfermeira obstetra Monique.



Sobre o CEJAM

O CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos. Fundada em 1991, a Instituição atua em parceria com prefeituras locais, nas regiões onde atua, ou com o Governo do Estado, no gerenciamento de serviços e programas de saúde nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes, Itu, Osasco, Campinas, Carapicuíba, Franco da Rocha, Guarulhos, Santos, São Roque, Francisco Morato, Ferraz de Vasconcelos, Peruíbe e Itapevi.

Com a missão de ser instrumento transformador da vida das pessoas por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde, o CEJAM é considerado uma Instituição de excelência no apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS). O seu nome é uma homenagem ao Dr. João Amorim, médico obstetra e um dos fundadores da Instituição.

Siga o CEJAM nas redes sociais (@cejamoficial) e acompanhe os conteúdos divulgados no site da instituição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *