Saúde

 Tratamento com cannabis medicinal: passo a passo da consulta à compra do medicamento

Cada vez mais fala-se sobre o uso medicinal da cannabis. Com alto potencial terapêutico, a planta permite uma vasta aplicação em uma série de patologias, que vão de dores crônicas até doenças degenerativas. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os números de pedidos para importação também têm aumentado. Já as vendas desses produtos, apenas em 2023, cresceram mais de 200%, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Canabinoides (BRcann). Mas, afinal, quem deseja iniciar um tratamento com cannabis deve começar por onde?

A consulta é o primeiro passo

O primeiro passo é procurar um médico prescritor. É ele quem irá fazer uma avaliação e apresentar ao paciente todas as possibilidades dentro do tratamento. Na consulta, o médico levará em consideração o estilo de vida, queixas, medicações, assim como tratamentos anteriores e atuais do paciente. “Quando se trata de cannabis medicinal, cada pessoa é única e merece um cuidado personalizado. Para ajudar o paciente a encontrar o tratamento ideal para suas necessidades específicas, desenvolvo um plano terapêutico levando em consideração fatores como condição de saúde, histórico médico e estilo de vida”, explica Mariana Gonçalves, médica da Gravital, clínica focada em tratamentos à base de cannabis. Além disso, nesse momento o médico poderá explicar o funcionamento da cannabis medicinal e sua atuação no sistema endocanabinoide. São os canabinoides encontrados na planta que podem ativar esse sistema e, dessa forma, ajudar a tratar diversas patologias. “Esses efeitos estão sendo cada vez mais estudados e comprovados pela ciência”, salienta a médica.

Elaborado o plano terapêutico, o médico prescreverá uma receita que é personalizada para cada paciente. Ali estará a composição da medicação, via de administração, dosagens. A partir daí, o próximo passo é decidir por qual meio você irá adquirir o medicamento.

Como adquirir a medicação
 

Existem produtos à base de cannabis dos mais diversos valores, concentrações e quantidades. Tudo depende do tratamento prescrito. Existem três vias para conseguir a medicação: farmácia, associações ou importação. Na farmácia é mais caro com poucas opções de produtos. Não tem frete, porém exige uma receita especial. A maioria das associações além de exigirem uma anuidade ou mensalidade, ainda possuem um processo de produção artesanal.

A importação é a via com valores mais competitivos. É possível importar medicações de diferentes concentrações e vias de administração. Em contrapartida, há o pagamento de fretes e o produto demora em média 30 dias para chegar até a casa do paciente. “No caso da importação, o custo mensal com o produto, que é adquirido de fornecedores homologados pela Gravital, fica em torno de R$ 250 a R$ 350”, afirma Joaquim Castro, diretor da Gravital.

O processo de importação
 

Com a receita prescrita em mãos, é hora de iniciar o processo de solicitação de importação junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com os dados corretamente preenchidos, essa autorização costuma sair no mesmo dia do pedido. Importante dizer que essa autorização tem validade de dois anos, enquanto que a receita vale por seis meses. “O processo de importação demora entre 25 e 30 dias”, afirma Castro. Ele ainda salienta que a clínica conta com uma central de atendimento para auxiliar os pacientes com todas as dúvidas, antes, durante e depois do início do tratamento.

Tratamento
 

Ao receber o produto, o paciente já poderá dar início ao plano de tratamento prescrito pelo médico. “É importante que ele anote semanalmente suas impressões do tratamento e retorne para uma nova consulta para possíveis ajustes após um mês de tratamento”, destaca a médica. Os benefícios dos tratamentos com a cannabis medicinal vêm se tornando cada vez mais conhecidos da população brasileira, assim como o leque de doenças que podem ser tratadas com a planta, promovendo mais qualidade de vida com a diminuição de sintomas.

Sobre a Gravital
 

Fundada no Rio de Janeiro em 2019, a Clínica Gravital é a primeira clínica médica focada em tratamento à base de cannabis medicinal do Brasil. Possui, hoje, seis unidades no País: Rio de Janeiro, São Paulo, Sorocaba (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Natal (RN). Oferece consultas presenciais e a distância, através de telemedicina. Com uma equipe multidisciplinar, atende pacientes em tratamentos de condições clínicas como insônia, doenças autoimunes, dores crônicas, fibromialgia, enxaqueca, autismo, doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer, entre outras. 

SERVIÇO

Para conhecer mais sobre a Gravital, visite o site

Contatos para público: Fone: 0800 591 7788

WhatsApp: (21) 95901-7011

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *