Diversão

Leitura de férias: 12 livros para cada momento de descanso

Indicações para quem vai viajar e até para aqueles que gostam de aproveitar a folga para se aprofundar em novos conhecimentos

Um livro sempre pode ser uma boa companhia nas férias! Para viajar, obter novos conhecimentos, descansar em casa ou aproveitar o momento livre com as crianças, as obras literárias são uma opção a todos que querem se divertir durante o mês de julho.

Confira abaixo 12 sugestões que combinam com diferentes formas de lazer! De histórias infantis, romances para adolescentes e fantasia, a contos e muito mais.

Para ler com as crianças

A História da Letra L 

O hábito de leitura começa em casa. Antes do início da vida escolar, pais, avós, outros parentes e amigos atuam no essencial papel de ponte entre as crianças, os livros e o mundo. Neste volume, o vovô Ísio apresenta a história da letra L. A coleção “De onde vêm as palavrinhas” não é apenas para as crianças, pois nunca é tarde para se aventurar pelo extraordinário universo das palavras.

(Autor: Deonísio da Silva | Onde encontrar: Amazon)

O poder de me proteger

Este livro é uma forma de introduzir conhecimentos sobre a prevenção do abuso às crianças e orientar os pais a abordarem o assunto com os filhos. Obra é resultado de anos de trabalho de Mariana Motta, escritora, psicóloga e orientadora na área da educação infantil. Entre as páginas, há propostas de atividades para que os pequenos leitores consigam identificar os próprios sentimentos e, também, uma cartilha com instruções aos cuidadores.

(Autora: Mariana Motta | Onde encontrar: Amazon)

Para ler na viagem

Partiremos ao Amanhecer

Para além dos relatos de imigrantes italianos que cruzam o Atlântico rumo ao Novo Mundo, Partiremos ao Amanhecer é um romance histórico que reconstitui em detalhes a vida doméstica, o trabalho, a religiosidade, os costumes e a sociedade dos imigrantes italianos a partir de 1745 no continente europeu, a vinda para o Brasil e os desdobramentos após sua chegada. O fio condutor é a trajetória da família Parise até os dias atuais.

(Autor: Luiz Gustavo Parise | Onde encontrar: Amazon)

Um olhar para além do cotidiano

Em 20 contos, Irene Genecco utiliza situações banais para refletir sobre o medo do envelhecimento, a complexidade das relações familiares, as dificuldades com as rápidas mudanças tecnológicas, entre outros assuntos. Em uma história, ela trata sobre uma mulher que conhece um homem na internet, enquanto outro texto aborda as reflexões de uma pessoa dentro do transporte público após o trabalho. É um livro para os leitores em busca de se distanciarem de uma realidade exaustiva, competitiva e acelerada.

(Autora: Irene Genecco | Onde encontrar: Amazon)

Para descansar em casa

Corajosas: Os contos das princesas nada encantadas

Inspiradas nos clássicos contos de Fadas da Branca de Neve, O Príncipe Sapo, Cinderela e A Bela e a Fera, as autoras apresentam as aventuras e desventuras de quatro garotas comuns, mas com coração de princesa. Conhecê-las é como estar diante de um espelho mágico e enxergar um pouquinho delas em nós.

(Autoras: Arlene Diniz, Queren Ane, Thaís Oliveira e Maria S. Araújo | Editora: Mundo Cristão | Onde encontrar: Amazon)

Sol e Solidão em Copacabana

Com uma abordagem analítica a momentos marcantes da história do Brasil, Aliel Paione brinda os leitores com uma saga de amor, ambição e solidão, ambientada no cenário político turbulento da primeira metade do século XX. Este volume conclui a trilogia ficcional que conta a trajetória de Verônica e da filha, Henriette, frequentadoras da alta sociedade do Rio de Janeiro entre as décadas de 1910 a 1940.

(Autor: Aliel Paione | Onde encontrar: Amazon)

O Sonho Verde

Viaje sem sair de casa com este livro! Em meio a um romance psicológico repleto de segredos, a narrativa faz um verdadeiro passeio pela Irlanda. As Falésias de Moher, o famoso Temple Bar, o trem que passa pela região costeira de Dublin… Todos esses lugares servem como pano de fundo para a história de Amy, que decide passar um tempo fora de casa para se distanciar dos problemas e acaba descobrindo mistérios sobre seu passado.

(Autora: Amanda Boaviagem | Onde encontrar: Amazon)

Para obter novos conhecimentos

Contagem Regressiva

Um convite para reflexão, mudança no estilo de vida e na preservação do planeta. O que está provocando a infertilidade humana? O livro responde a perguntas como esta e revela o que a epidemiologista reprodutiva e ambiental Shanna H. Swan e outros pesquisadores aprenderam sobre como o estilo de vida e as exposições químicas afetam o desenvolvimento sexual e a saúde da espécie.

(Autoras: Shannah H. Swan e Stacey Colino | Editora: Alaúde | Onde encontrar: Amazon)

A busca de um novo amanhecer

Na procura de respostas para si mesmo, Vagner Fernandes Faustino descobriu que não poderia lidar com sentimentos como dependência emocional, vazio existencial e depressão de forma puramente racional. No livro A busca de um novo amanhecer, ele compartilha o que descobriu nesta jornada a fim de ajudar outras pessoas.

(Autor: Vagner Faustino Fernandes | Onde encontrar: Amazon)

O ensino da filosofia enquanto experiência filosófica

Com 16 anos de experiência em salas de aula, o professor Fábio Antônio Gabriel defende que a filosofia deve se conectar com a realidade dos alunos para não se tornar apenas uma disciplina de memorização. Neste livro, o escritor utiliza pesquisas qualitativa e empírica para mostrar que os pensamentos filosóficos contribuem para a formação de opinião e também para as noções sobre ética e moral.

(Autor: Fábio Antônio Gabriel | Onde encontrar: Amazon)

Para colocar a meta de leitura em dia

Entre Chamas, Sob a Água

Colini retrata o conflito mais sangrento da história do Brasil por meio da história de um jovem oficial do exército. O soldado marcha entusiasmado com a missão de exterminar os selvagens, fanáticos e inimigos da pátria, que desafiavam a República. Mas o caos reinante entre combatentes e o contato cada vez mais próximo com os jagunços faz o protagonista conhecer dois mundos que se aproximam de forma dramática.

(Autor: R. Colini | Onde encontrar: Amazon)

Blue Light

O que você faria se, em um dia qualquer, acordasse sem memória de quem é e de onde está? Neste enredo, Aurora precisa desvendar os enigmas de sua existência, ao mesmo tempo que se envolve em uma luta contra o mal. Para isso, ela se refugia na loja de Dominique, um jovem e humilde costureiro que também esconde grandes segredos. Primeiro livro de uma saga, esta história leva mensagens universais sobre bondade e justiça.

(Autora: Camila Falcão | Onde encontrar: Amazon)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *