Saúde

Higiene bucal perfeita: saiba como fazer as escolhas certas na hora da escovação

Ter uma boa rotina de higiene bucal é essencial para a manutenção de dentes e gengivas saudáveis. Isso porque o trio escova, fio dental e pasta de dentes, quando usado após cada refeição, é imprescindível para eliminar os restos de alimentos.

Estes hábitos são o que há de melhor para prevenir cáries e inflamações nas gengivas, contribuindo, ainda, para o fortalecimento dos dentes. Em tempo: a limpeza bucal ineficiente ou inadequada provoca o acúmulo de tártaro e de placa bacteriana, que são a primeira causa da gengivite, problema que, quando se agrava, ocasiona a perda dos dentes.

Sendo assim, é fundamental manter em dia a limpeza oral bem feita, utilizando todos os recursos hoje disponíveis. E é neste ponto, aliás, que surgem grandes dúvidas sobre como fazer corretamente e que produtos usar. Afinal, com tantas opções hoje disponíveis no mercado, a escolha da escova e creme dental acaba sendo um grande dilema para a maior parte das pessoas.

“O ideal é optar por uma escova com a cabeça pequena e arredondada, que alcance as áreas mais estreitas da boca, garantindo a limpeza de toda a região”, afirma Fábio Azevedo, Consultor do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da S.I.N. Implant System. “Além disso, as cerdas devem ser macias e homogêneas, para evitar ferimentos nas gengivas e danos ao esmalte dentário”, conclui.

E quanto a ergonomia e o design da escova, o especialista alerta que é importante que o cabo tenha um encaixe perfeito na mãos, possibilitando que os movimentos sejam realizados de forma correta. “Inclusive, se esta parte for emborrachada, isso ajuda na firmeza das mãos, trazendo maior conforto ao processo”, diz Azevedo.

Já com relação aos cremes dentais, segundo o consultor da S.I.N. Implant System, não existe muito segredo. “Há diversas pastas de dente no mercado, mas o ideal é optar por uma marca que tenha tradição e seja reconhecida por sua eficácia na limpeza e proteção dos dentes”, diz o Dr. Azevedo. No mais, é preciso atentar para a quantidade de flúor do produto. “O creme dental deve ter, ao menos, 1.000 ppm (partes por milhão) de flúor, o que significa uma proteção extra contra as cáries”, completa.

Na dúvida, vale a pena consultar seu dentista para ter uma recomendação sobre qual pasta de dentes é a mais recomendável para utilizar. “O profissional vai indicar a melhor pasta mediante o caso clínico do paciente, podendo recomendar o uso de cremes dentais para dentes sensíveis, por exemplo, que ajudam a minimizar dores e desconfortos na região para pessoas predispostas ao problema”, diz o especialista.

Em tempo: muitos pensam que usar uma quantidade grande de pasta de dente no momento da escovação é sinônimo de limpeza mais eficiente, mas isso não é verdade. “A quantidade certa equivale ao tamanho menor de uma ervilha para adultos e a um grão de arroz para crianças, o que já garante a eficácia do processo”, recomenda o dentista.

Outra questão que suscita questionamentos é com relação às pastas clareadoras. O que se sabe sobre elas é que nem sempre são adequadas, pois podem promover um desgaste superficial do esmalte dos dentes. “Porém, entre os dentistas ainda faltam estudos científicos para se ter um absoluto consenso sobre uma eventual contra indicação para o uso prolongado destas pastas”, diz o especialista.

Por fim, o uso do fio dental também é mega importante após cada refeição, porque ele tem papel fundamental para promover a limpeza entre os dentes, em espaços onde a escova não alcança. Em geral, o fio comum é mais recomendado para quem tem maior espaço interdental e as pessoas com pouco espaço entre os dentes devem optar pelas fitas dentais, que têm um design mais fino e achatado e apresentam grande resistência. Existe ainda o Super Floss, desenvolvido para remoção eficaz da placa bacteriana em quem tem aparelhos ortodônticos, coroas, pontes ou implantes.

Sobre a S.I.N. Implant System: uma das líderes mundiais na fabricação de implantes dentários, com sede localizada em São Paulo (SP), está presente em 22 países.

É reconhecida no mercado por agregar valor e conhecimento à comunidade odontológica, por meio de cursos de formação, palestras e workshops, além do apoio a pesquisas científicas.

A empresa tem como visão oferecer o que há de melhor e mais seguro na área de Implantodontia, graças a um rigoroso controle de qualidade, aliado a certificações nacionais e internacionais.

A S.I.N. abraçou a ideia da tecnologia e da inovação para ajudar pessoas a resgatarem seus sorrisos, promovendo felicidade, saúde e bem-estar.

O modelo de negócios é orientado por práticas que envolvem a redução de impactos ambientais, o atendimento humanizado, a promoção da diversidade e da inclusão social.

Na governança, os pilares centrais são o respeito às pessoas, a escuta ativa, o compromisso com a ética, o uso consciente de dados e a transparência nas ações.

A empresa acredita que viver de acordo com valores e propósitos sólidos é o caminho mais favorável para bons negócios. É assim que a S.I.N. tem construído confiança junto a Clientes, Acionistas, Colaboradores, Parceiros e comunidades locais.

A empresa, iniciada em 2003 pelo casal de empreendedores Neide e Ariel Lenharo, hoje integra o grupo Henry Schein, maior fornecedor de produtos e serviços de saúde para consultórios odontológicos e médicos do mundo. Mais informações em www.sinimplantsystem.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *