Diversão

Rio Santos Bossa Fest comemora os 65 anos da Bossa Nova com shows em Santos e no Rio

Fãs do gênero podem curtir as apresentações nos dias 25, 28 e 29 de janeiro em Santos, com entrada gratuita; nos dias 3 e 4 de fevereiro é a vez do Rio de Janeiro receber o festival, com ingressos disponíveis à venda.

Em comemoração aos 65 anos da Bossa Nova, o Rio Santos Bossa Fest realiza mais uma edição do festival com a presença de grandes artistas do gênero. O evento, que marca a 10º edição do festival, será realizado nos dias 25, 28 e 29 de janeiro, na cidade de Santos, com shows gratuitos; e em 03 e 04 de fevereiro no Rio de Janeiro (RJ), com ingressos à venda.

Serão três dias de apresentações com início em 25 de janeiro, instituído como Dia Nacional e Municipal da Bossa Nova em Santos. Na data, irão se apresentar o Quarteto de Cordas Martins Fontes, o Quarteto do Rio e a cantora Letícia Caires, no Outeiro de Santa Catarina, no Centro Histórico.

Letícia Caires (Foto: Divulgação)

No sábado (28), o show fica por conta do Groovin’ Duo, que terá como convidado Washington Ciocci. Já no domingo (29), o evento é encerrado em Santos com a apresentação do Quarteto By Night. Os dois shows do final de semana serão realizados na Pinacoteca Benedicto Calixto, no bairro Boqueirão.

Groovin’ Duo com Washington Ciocci. (Foto: Arquivo)

Grupo Quarteto By Night (Foto: Divulgação)

Bossa Nova, gênero que se reinventa

Gênero que conta com uma legião de fãs de todas as idades, a Bossa Nova chega aos seus 65 anos mais jovem que nunca, recebendo ingredientes de modernidade e, ao mesmo tempo, preservando sua essência e originalidade.

“A Bossa Nova é música do presente, ela não parou no tempo. Continua se atualizando nas novas gerações, tanto de músicos quanto de ouvintes. Seja pura ou difundida entre outros estilos musicais, ela é muito apreciada por um grande público”, comenta o curador artístico e produtor do evento, Cássio Laranja.

Nascida no Rio de Janeiro, a Bossa Nova é um estilo musical 100% brasileiro, que sempre cultivou centros criativos para compositores em Santos. A canção ‘Chega de Saudade’, considerada símbolo da Bossa Nova, é o marco inicial do gênero. Escrita por Vinicius de Moraes e composta por Tom Jobim, a música foi gravada por João Gilberto em 1958.

Apresentações no Rio

No Rio de Janeiro o Rio Santos Bossa Fest será realizado na Praia do Leme nos dias 3 e 4 de fevereiro (sexta-feira e sábado), a partir das 21 horas. No primeiro dia, a apresentação fica por conta de Marcos Ariel Trio; já no sábado (4), o show é do Tico de Moraes Trio. A entrada é paga.

Rio Santos Bossa Fest

O Rio Santos Bossa Fest é realizado anualmente desde 2014 em comemoração ao Dia Nacional da Bossa Nova (25 de janeiro, aniversário de Tom Jobim) e também à Semana da Bossa Nova. A data também foi instituída por meio da Lei Municipal 2.972 de 14 de março de 2014 em Santos, fazendo parte do Calendário Oficial do Município e celebrada de 19 a 25 de janeiro.

O evento tem o apoio da Prefeitura de Santos, do Instituto Arquivo e Memória de Santos, Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, Embraps Serviços Terceirizados, Toledo Corretora de Seguros, Perfil Viagens, Bossa Café e Bistrô, Herval 33, Optima Network, Restaurante Dona Angola, Central de Fretes Receptivo, Associação dos Artistas, LongBSants e do Gávea Beach Club – Taverna del Mar. A realização é da Rádio Digital Jazz.

Confira a programação completa do festival:

25/01 (Quarta-feira)

18 horas – Quarteto de Cordas Martins Fontes

19 horas – Quarteto do Rio

20h30 – Letícia Caires

Local: Outeiro de Santa Catarina – Centro Histórico de Santos – Santos (SP)

28/01 (Sábado)

19 horas – Groovin’ Duo convida Washington Ciocci

Local: Pinacoteca Benedicto Calixto – Boqueirão – Santos (SP)

29/01 (Domingo)

19 horas – Quarteto By Night

Local: Pinacoteca Benedicto Calixto – Boqueirão – Santos (SP)

03/02 (sexta-feira)

21 horas – Marcos Ariel Trio

Local: Taverna Del Mar, Praia do Leme – Rio de Janeiro (RJ)

04/02 (sábado)

21 horas – Tico de Moraes Trio

Local: Local: Taverna Del Mar, Praia do Leme – Rio de Janeiro (RJ)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *