Cuidados simples podem manter seus livros sempre novos

Manter os seus livros íntegros por muito tempo, para consultá-los sempre que necessário, é fácil: basta seguir algumas dicas triviais

Ter em casa uma biblioteca particular é o sonho de muita gente. Para isso, é importante ficar atento a alguns cuidados para manter os livros sempre novos e conservados. Separamos algumas dicas que podem ajudar a preservar suas obras mais importantes e que vão deixar sua prateleira muito mais organizada. Confira:

Local – A preservação do livro depende muito do lugar onde você o guarda. Coloque as obras em estantes ou algum lugar de fácil acesso. Evite deixá-lo com brinquedos, isso pode causar rasgos e danos ao livro.

Poeira – A limpeza também é fundamental para conservar seus livros. Evite o acúmulo de poeira que ficam na estante e procure mantê-los limpos com um espanador de plumas pelo menos uma vez por semana.

Encapar – Procure revestir o livro com papel ou plástico. Além de conservar, você pode customizar ou envolver em plástico transparente, para manter as características originais da capa.

Manuseio – Regra básica para manter os livros em bom estado é não manusear com as mãos molhadas ou sujas. Lave e seque bem as mãos antes de começar a leitura.

Não dobrar – Para marcar uma página, utilize um marcador apropriado e procure não utilizar clips para isso, ele pode enferrujar e comprometer a conservação das páginas.

Orelhas – As orelhas nas páginas do livro são bastante comuns. Por isso, o ideal é que não se apoie braços e cotovelos na beirada dos livros e que esse cuidado siga durante todo o tempo em você estiver lendo.

Portal do Governo de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.