Carnaval 2019: Sabesp tem esquema especial no litoral paulista

Preparativos reforçam sistemas e equipes de plantão da companhia para que usuários possam aproveitar o feriado nas praias

Depois do recorde de visitantes durante as festas de fim de ano na Baixada Santista e Litoral Norte, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) realizou investimentos e mobilizou equipes para efetuar ações corretivas em seus sistemas.

A medida busca garantir o abastecimento de água e o rápido atendimento a emergências durante o Carnaval deste ano. Na Baixada Santista, foram feitas trocas de hidrômetros, ramais e redes de distribuição, prolongamentos e instalação de anéis de reforço no abastecimento, além de desassoreamento em pontos de captação em mananciais de Serra.

O sistema de esgotamento sanitário também recebeu lavagens preventivas, sobretudo em locais com maior influência de comércios e restaurantes, e intensificação dos testes de corantes.

Plantão

O plantão será reforçado por funcionários à disposição da população, além de caminhões pipa e geradores de energia para manter o funcionamento de instalações e equipamentos em caso de queda na eletricidade. A empresa investiu R$ 4,2 bilhões, nos últimos onze anos, isto é, mais de R$ 1 milhão por dia em obras de saneamento nas nove cidades dessa região metropolitana.

Em Ilhabela, Ubatuba e na costa sul de São Sebastião, haverá polos de manutenção descentralizados de plantão, disponíveis 24 horas, geradores para manutenção do funcionamento do sistema em caso de queda de energia e aumento da frota de equipamentos pesados (14 caminhões-pipa e quatro vac-all, usas na desobstrução da tubulação de esgoto).

Além das ações de atendimento direto à população, a Sabesp desenvolveu um plano de atendimento prioritário aos postos de saúde, hospitais e delegacias. Em reunião com as empresas que fornecem serviços à companhia, como as concessionárias de energia, foi solicitado reforço nas equipes de plantão.

Parceria

Em parceria com a prefeitura de Ilhabela, a Sabesp realizou um planejamento que inclui ações de curto, médio e longo prazo. As prioritárias, voltadas para atendimento durante o Carnaval, estão em fase de implementação, sendo que algumas delas já estão prontas, como a obra de implantação de adutora de captação de água bruta como reforço emergencial no córrego Paquera/Cego.

Moradores e turistas podem entrar em contato durante 24 horas, de forma gratuita, pela Central Telefônica (195 ou 0800-055-0195), pela Agência Virtual, no portal da Sabesp, e pelo aplicativo para celulares e tablets com sistemas operacionais Android e iOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.