Diversão

Museu Catavento realiza exposição sobre o clima em parceria ao Museu da Energia de São Paulo

A exposição Mudanças Climáticas ficará disponível ao público durante curto período, e é uma ação do Programa de Integração ao SISEM-SP do Museu Catavento e do Museu da Energia de São Paulo.

O Museu Catavento – equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, administrado pela organização social Catavento Cultural e Educacional – realiza exposição em parceria ao Museu da Energia de São Paulo – gerido pela Fundação de Energia e Saneamento – a partir de hoje (25 de agosto). A mostra faz parte das ações desenvolvidas pelo Programa de Integração ao SISEM-SP do Museu Catavento.

A exposição “Mudanças Climáticas” foi produzida em 2015 pela Universcience em Paris, especialmente para a 21ª Conferência das Partes das Nações Unidas para Mudanças Climáticas – COP21, a mostra contou com o apoio do Consulado Geral da França, da Embaixada da França no Brasil e da Fundação BNP para a tradução e montagem dos painéis, e teve estreia no Brasil na Biblioteca Villa Lobos durante a Virada Sustentável, em agosto daquele ano.

Nesta mostra, os visitantes poderão descobrir como é observado o clima em nosso planeta, como o banco de gelo Ártico está diminuindo a cada década e o que pode causar a sua extinção até 2050. Além disso, a exposição também possibilita o entendimento das diferenças entre clima e meteorologia.

Essa ação foi pensada para os diferentes públicos do Museu da Energia de São Paulo, e faz parte do Programa de Integração ao SISEM-SP que busca aproximar o Museu Catavento a outras instituições museológicas e centros culturais do estado de São Paulo.

Serviço – Exposição Mudanças Climáticas 

Período: 25 de agosto a 08 de outubro de 2021.

Horário: De quarta a sábado, das 10h às 17h.

Local: Museu da Energia de São Paulo.

Classificação indicativa: Livre para qualquer idade 

Capacidade: 05 pessoas por horário (necessário agendamento prévio).

Endereço: Alameda Nothmann, 184, Campos Elíseos, São Paulo.

Informações: http://www.museudaenergia.org.br/

Sobre o Museu Catavento

O Museu Catavento foi inaugurado em março de 2009 e tem mais de 250 instalações divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Cada seção foi elaborada com uma expografia que contribui para criar atmosferas únicas e envolventes. Atrações como borboletário, sala de realidade virtual Dinos do Brasil, simuladores, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas, onde é possível ouvir relatos de personalidades da história, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo. Na área externa também é possível conferir equipamentos como a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial. 

Sobre a Fundação Energia e Saneamento – Museu da Energia

Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

Redes sociais do museu:

Facebook: @cataventocultural

Instagram: @museucatavento

Twitter: @MCatavento

Youtube: Museu Catavento

Redes sociais do Museu da Energia:

Facebook: @museudaenergia

Instagram: @museudaenergia

Youtube: Museu da Energia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *