Empresas e Negócios

Bebida de origem vegetal é opção para alimentação saudável

Para estimular o consumo de suco com extrato de soja, Yakult faz campanha exclusiva em agosto

Nos últimos anos, tem sido observada uma crescente busca por alimentos à base de proteínas vegetais por consumidores ao redor do planeta. Além de buscar novas opções para a ingestão de proteínas, essa atitude também reflete a disposição do consumidor de experimentar outros produtos para diversificar a alimentação e, ao mesmo tempo, criar novos hábitos e manter uma dieta nutritiva e balanceada.

A busca por alternativas vegetais também é motivada por outros fatores, como alergias e intolerâncias alimentares – a exemplo da alergia à proteína do leite de vaca (APLV) e da intolerância à lactose, que ocorre devido à diminuição da atividade da enzima lactase para hidrolisar a lactose, principal carboidrato do leite, na mucosa do intestino delgado. “A intolerância à lactose atinge mais de 46% da população global e é uma das desordens genéticas mais comuns no mundo”, sinaliza a nutricionista Adrianne Machado, do Departamento de Ciências & Pesquisas da Yakult do Brasil.

A partir de inúmeras pesquisas indicando que dietas à base de proteína vegetal podem ser opções saudáveis ao organismo, a soja e seus derivados passaram a ser conhecidos como ‘alimentos completos’ em virtude da sua composição nutricional. Esse conceito ganhou ainda mais peso com observações de dietas e baixa incidência de doença cardiovascular e menores índices de LDL-colesterol (conhecido como colesterol ruim) na população do Japão e de outros países da Ásia – locais onde o consumo de produtos derivados da soja é alto.

As bebidas à base de extrato de soja também são excelentes opções para compor uma alimentação saudável e equilibrada, e estão entre as principais alternativas ao consumo de leite de vaca, inclusive por pessoas sem qualquer restrição alimentar. “A soja é uma excelente fonte de micronutrientes como cálcio, ácido fólico, ferro, zinco, potássio, fósforo, vitaminas E e do complexo B, proteínas e lipídeos. Além disso, contém fibras, que promovem a sensação de saciedade e contribuem para melhorar o trânsito intestinal”, acentua a nutricionista.

Campanha

Para estimular a hidratação e a ingestão de sucos nos meses de inverno, a Yakult está com uma campanha promocional do alimento à base de extrato de soja Tonyu. “O produto foi lançado em 1985 para ser uma opção saudável para consumidores que preferem ingerir proteína vegetal, pois tem como base a proteína da soja”, ressalta o diretor executivo comercial da Yakult do Brasil, Hirofumi Tokunaga. O Tonyu também é indicado para pessoas com alergia à proteína do leite de vaca ou intolerância à lactose.

Por ter apenas 37 calorias na embalagem longa vida de 200ml, o Tonyu também contribui para a manutenção do peso e, por ser enriquecido com vitaminas B6, B9, B12, D e zinco, auxilia no funcionamento do sistema imunológico. Durante a campanha, o produto terá valor reduzido na venda domiciliar (12,20% de desconto na compra de kit com 12 unidades) e o consumidor ganhará uma sacola exclusiva. A campanha vai de 7 a 19 de agosto em todas as cidades atendidas pela venda domiciliar no Brasil.

A soja

Cultivada há mais de 5 mil anos pelos povos orientais, a soja desembarcou no Brasil em 1908 com os primeiros imigrantes japoneses, uma das populações que mais consomem o grão no mundo. No entanto, a expansão do plantio no País só começou nos anos 1970, quando a indústria de óleo passou a ser ampliada e houve aumento da demanda internacional pelo grão. Hoje, o Brasil é o segundo país em produção e processamento mundial de soja e o segundo maior exportador de grão, óleo e farelo de soja. As estimativas são de que a cadeia produtiva da leguminosa reúna mais de 243 mil produtores no País e um mercado de 1,4 milhão de empregos.

A Embrapa Soja – que é uma das 43 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ligada ao Ministério da Agricultura e Pecuária – se destacou, a partir da década de 1980, por incentivar o consumo de soja na alimentação humana no Brasil. As orientações com técnicas adequadas de preparo do grão e receitas diversas estão disponíveis em publicações gratuitas no site da instituição (www.embrapa.br/soja/publicacoes). A FDA, órgão do governo dos Estados Unidos que regulamenta os setores de alimentos e medicamentos, recomenda a ingestão diária de 25 gramas de proteína de soja para melhorar a atividade fisiológica do organismo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *