Empresas e Negócios

Aproveite o clima do Halloween para perder o medo de aprender inglês 

Especialista em ensino bilíngue explica como essa tradição contribui com a fluência 

O Halloween, que historicamente marca o final de outubro, deixou de ser celebrado apenas nos países de língua inglesa e se consolidou no Brasil com festas, decorações, pratos e maratonas de filmes de terror. Mais do que tradições, as festividades consolidadas na cultura pop americana são ferramentas poderosas para o aprendizado do inglês, integrando sentido, motivação e curiosidade para afastar o medo de falar outro idioma.

Essa festa tem raízes milenares com origem no festival celta de Samhain, celebrado há mais de dois mil anos nas regiões que hoje compreendem a Irlanda, o Reino Unido e o Norte da França. Marcava o fim do verão e da colheita, e o início do ano novo celta (em 1º de novembro), um período associado à escuridão e à morte.  

A palavra Halloween é uma abreviação da expressão All Hallows’ Eve pela junção de hallow, que significa santo, e eve, que significa véspera, pois ocorre no dia anterior à celebração do Dia de Todos os Santos.  

“Acreditava-se que nesta noite, a fronteira entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos se tornava tênue, permitindo que os espíritos retornassem à Terra. Com o tempo e a fusão de tradições, a festividade evoluiu, sendo levada para a América pelos irlandeses e ganhou as características atuais de doces, fantasias e abóboras”, explica Sylvia Syrdahl, pedagoga especializada em Educação Bilíngue. 

Ela acredita que a popularização do Halloween e de outras tradições de países que falam língua inglesa, como o Saint Patrick’s Day, oferecem a oportunidade de transformar a celebração em ferramenta de aprendizado prático e contextualizado, acelerando a fluência e ampliando o repertório cultural. 

“Celebrar o Halloween, estudar suas expressões e tradições, por exemplo, oferecem uma vivência cultural que enriquece o repertório. O que importa é a contextualização, transformando a língua em uma ferramenta de diversão e expressão”, detalha ela. 

Imersão

Há 11 anos, Sylvia desenvolveu uma metodologia de ensino bilíngue por imersão chamada InFluent People, que utiliza projetos temáticos e de interesse do aluno para vivenciar situações reais de comunicação. Essa abordagem orgânica, focada no interesse do aluno, é aplicada na escola que ela idealizou e leva o mesmo nome, em Santos (Litoral de SP), e em outras unidades que adotam esse método. 

“O Brasil absorveu o Halloween e o transformou em uma manifestação cultural forte. Nós aproveitamos para criar projetos, seja ensinando o vocabulário das lendas urbanas americanas, lendo contos assustadores ou debatendo a origem da festa. O aprendizado deixa de ser uma obrigação gramatical e vira uma conexão cultural”, analisa ela, que tem 40 anos de experiência no ensino da língua inglesa. 

A educadora destaca que o Halloween oferece uma verdadeira imersão no inglês, muito além do tradicional “trick or treat” (doçura ou travessura), contribuindo nos seguintes aspectos: 

  • Vocabulário: introdução de expressões idiomáticas, gírias e vocabulário específico, como jack-o’-lantern (abóbora iluminada), spooky (assustador) e witchcraft (bruxaria), dentre outras. 
  • Cultura: compreensão das raízes e nuances culturais da celebração, permitindo que o aluno se conecte de forma mais profunda com a festa e sua história. 
  • Chinks of language: São expressões prontas na língua, como Let’s go trick-or-treat (Vamos pedir doces ou travessuras!), You scared me! (Você me assustou!), Don’t be scared! (Não tenha medo!)e It’s so creepy! (É muito assustador!). 

Sobre a InFluent People

InFluent People é uma escola de imersão em inglês com sede em Santos, Litoral de SP, reconhecida pela sua metodologia própria e inovadora. Com foco na prática, vivência e comunicação oral, a escola utiliza projetos temáticos de interesse do aluno, deixando de lado provas, lições de casa e livros didáticos.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *