Diversão

Nos 702 anos da morte de Dante Alighieri, veja três curiosidades sobre o autor

Entre rixas políticas e a consolidação do italiano moderno, Dante ainda ressoa como poeta na atualidade

Nascido em 1265, Dante se tornou um dos maiores ícones culturais do ocidente devido a sua obra mais famosa intitulada Divina Comédia. O autor morreu há 702 anos em Ravenna, na Itália. A obra é tão relevante que é referenciada por outros artistas renomados como Sandro Botticelli e Salvador Dalí, servindo também de inspiração para o jogo de vídeo game Dante’s Inferno.

Além disso, Dante – que era o apelido para Durante – ficou conhecido por atuar na política, pela vida como escritor e por ter se tornado o pai da língua italiana moderna. Para rememorar a data e reiterar a importância do autor, confira três curiosidades sobre o escritor.

  • Além de escritor, Dante tinha uma vida política ativa

Natural de Florença, passou a primeira metade da vida naquela cidade, até que os acontecimentos políticos obrigaram Dante a buscar abrigo no exílio. Longe de casa, escreveu poemas líricos em Vida Nova (1293), dois tratados latinos: Sobre a Língua do Povo (1306) e No Governo do Mundo; O Banquete (1304-1307), um trabalho filosófico não concluído e a Divina Comédia iniciada em 1308, mas só concluída ao final da sua vida. 

Com isso, a Divina Comédia tornou-se a principal obra do autor, dividida em três partes, sendo: Inferno, Purgatório e Paraíso. Buscando representar cada lugar descrito pela Igreja Católica, Alighieri reflete sobre os pecados da humanidade e a construção do pós-vida pensada pelo catolicismo. 

O uso do termo “Comédia” no título faz referência a uma definição da antiguidade do que era comédia, que era caracterizada por percorrer um caminho trágico para um final feliz.

  • A rixa com Papa Bonifácio VIII

No período de atividade política, Dante e o Papa Bonifácio VIII mantiveram desavenças pessoais, religiosas e políticas. Com a vitória dos aliados de Bonifácio VIII, devido às críticas à religiosidade extrema, característica da Idade Média, Alighieri foi exilado de Florença e caso retornasse a cidade, seria queimado vivo.

Considerado genial por escritores e historiadores em todo mundo, o poeta florentino escreveu a Divina Comédia enquanto exilado em Ravenna. Na obra, ele critica a religião por meio da representação de uma viagem dele mesmo ao céu, inferno e purgatório, guiadas pelo pagão Virgílio e sua musa Beatrice. No livro, Dante chega a representar o Papa Bonifácio VIII e outras inimizades como condenados ao inferno.

  • O idioma italiano moderno foi concretizado por Alighieri

Dante também é considerado o pai da língua italiana moderna após ter escrito Sobre a Língua do Povo (1306), obra que colocou o italiano como idioma literário e até mesmo por meio de Divina Comédia, que serviu como base para a língua italiana moderna e consolidou o dialeto florentino como relevante para o país. 

Divina Comédia em edição bilíngue

Buscando trazer a possibilidade de leitura da Divina Comédia tanto em português quanto no texto original em italiano, a Editora Landmark possui uma edição bilíngue da obra, traduzida pelo poeta e escritor português Vasco Graça Moura.

Considerada a mais fiel tradução da obra para a língua portuguesa, a tradução resgatou todas as minúcias do texto original em volume único, respeitando a construção poética da edição original do poeta italiano, além de apresentar as necessárias notas explicativas para diversas passagens da obra.

Vasco da Graça Moura (1942-2014) é poeta, escritor, ensaísta, tradutor e cronista português. Foi autor de numerosos ensaios e de excelentes traduções literárias, como as suas traduções da Vida Nova e da Divina Comédia de Dante (1995), que lhe renderam o Prêmio Pessoa, em 1995, o Grande Prêmio de Tradução do P.E.N. Club (1996) e o Prêmio Eça de Queirós da Câmara Municipal de Lisboa, entre outros.

Sobre a Landmark

A Editora Landmark vem desde sua criação desenvolvendo sua linha editorial com o intuito de trazer ao público-leitor brasileiro o acesso à boa literatura, seja ela nacional ou estrangeira. Deste modo, desenvolvemos linhas editoriais com textos e imagens que se complementam através de projetos elaborados especialmente para oferecer ao leitor cultura, entretenimento e momentos de lazer.

Estas linhas desenvolvidas apresentam-se em ficção brasileira, ficção estrangeira, crítica literária, ensaios sobre História e Filosofia, análise e apresentação de textos originais sobre os principais formadores da Sociedade Brasileira. Apresenta também novas versões, sempre em edições bilíngues, para grandes textos e obras da Literatura Universal, ampliando com isso a oportunidade do público brasileiro no acesso aos textos originais de grandes autores, muitas vezes esquecidos ou deixados em segundo plano, mas essenciais na formação do espírito crítico. Saiba mais em: editoralandmark.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *