Diversão

Últimas semanas: com acervos inéditos, exposiçãoMemórias da Independência fica em cartazno Museu do Ipiranga até 26 de março

Quem ainda não viu, tem que correr: a mostra Memórias da Independência, que inaugurou a nova sala expositiva do Museu do Ipiranga, fica em cartaz por mais duas semanas, até o dia 26 de março. A visitação é livre, sem necessidade de ingresso ou agendamento prévio, e a exposição fica no mesmo andar da bilheteria, à direita (Piso Jardim).

A mostra contempla cerca de 130 itens de 12 instituições, coleções particulares e do próprio Museu, relacionados à memória do processo de ruptura política entre Brasil e Portugal. São retratadas as celebrações de diversos eventos que contribuíram com a emancipação política do país, mostrando como a Independência do Brasil foi comemorada e lembrada ao longo de dois séculos.

A exposição discute ainda o protagonismo do grito do Ipiranga como marco absoluto da Independência e relembra diversos episódios, em vários pontos do território nacional, que contribuíram com a ruptura definitiva do Brasil com Portugal, como a Revolução Farroupilha e a Confederação do Equador. Com cerca de 900m², a nova sala expositiva é climatizada, permitindo o empréstimo de obras de outros acervos, como o carro com escultura da cabocla de 1846 utilizado no cortejo de 2 de julho, em Salvador (BA).

A curadoria é de Paulo César Garcez Marins, Maria Aparecida de Menezes Borrego e Jorge Pimentel Cintra, todos pertencentes ao quadro docente do museu, e a curadoria adjunta é de Márcia Eckert Miranda, Carlos Lima Junior e Michelli Cristine Scapol Monteiro. A mostra se vale de esculturas, pinturas, fotografias, estudos arquitetônicos e pictóricos, objetos decorativos, selos, desenhos, cartões-postais, discos, cartazes de filmes e charges para ilustrar o imaginário acerca desta efeméride no Brasil, evidenciando as disputas entre São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador pelo protagonismo destas narrativas.

SERVIÇO

Memórias da Independência

25/1 até 26/3/2023, na Sala de Exposições Temporárias (Piso Jardim)

Museu do Ipiranga

Terça a domingo, das 11h às 17h

Entrada gratuita — Não há necessidade de retirada de ingressos. A exposição é aberta ao público e poderá ser visitada conforme a lotação do espaço, que será controlada mediante a distribuição de senhas.

Rua dos Patriotas, nº 20

Como chegar:

Transporte público: De metrô, há duas estações próximas ao Museu, ambas da linha 2, verde: Alto do Ipiranga (30 minutos de caminhada) e Santos-Imigrantes (25 minutos a pé). A linha 710 da CPTM tem uma parada no Ipiranga (20 minutos de caminhada).

Principais linhas de ônibus: 4113-10 (Gentil de Moura — Pça da República), 4706-10 (Jd. Maria Estela — Metrô Vila Mariana), 478P-10 (Sacomã — Pompéia), 476G-10 (Ibirapuera — Jd.Elba), 5705-10 (Terminal Sacomã — metrô Vergueiro), 314J-10 (Pça Almeida Junior — Pq. Sta Madalena), 218 (São Bernardo do Campo — São Paulo).

Pessoas com deficiência em transporte individual: na entrada da rua Xavier de Almeida, nº 1, há vagas rotativas (zona azul) em 90°.

Para quem usa bicicleta, foram instalados paraciclos na área do jardim.

Apoio: Sympla

Museu do Ipiranga — USP

O Museu do Ipiranga é sede do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. As obras de restauro, ampliação e modernização do Museu foram financiadas via Lei Federal de Incentivo à Cultura. O edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência. Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país. Está, desde 1963, sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão, pilares de atuação da Universidade.

Patrocinadores e parceiros: BNDES, Fundação Banco do Brasil, Bradesco, Caterpillar, Comgas, EDP, EMS, Itaú, Sabesp, Shell, Santander, Vale, Banco Safra, CSN, Honda, Raízen, Novelis, Pinheiro Neto Advogados, Atlas Schindler, Ultra, Ipiranga, Gerdau, Goldman Sachs, Nortel, Dimensional, B3, GHT, Rede D’or, Bank of America, Unilever, Too seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *