Opinião

Evite a tentação: Conheça 4 medidas para não coçar picadas de borrachudos

Por Guto Cunha, gerente de marketing e novos produtos da FreeBrands

A picada de um mosquito borrachudo é quase indolor, mas após alguns minutos a região já apresenta um ponto vermelho e o desejo quase incontrolável de coçar. Sabemos que é difícil, mas evitar a coceira é fundamental. Listamos algumas medidas que podem ajudar a não coçar as picadas e evitar complicações.

É desaconselhável coçar uma picada, pois a unha espalha bactérias ao redor da ferida aumentando o risco de inflamação e infecção. Assim como espremer a área picada, que na tentativa de remover as bactérias pode causar lesões e atrasar o processo de recuperação.

A picada coça devido a saliva do mosquito que contém substâncias (anticoagulantes, antiplaquetários e vasodilatadores) alergênicas quando em contato com a pele. O desconforto inicia com irritação, coceira e inchaço na região afetada, que duram 2 a 3 dias em casos leves. Mas isso vai depender do tempo de cicatrização de cada um. Em casos mais graves, os efeitos podem ser intensos e duradouros. Há também o risco de transmissão de doenças como oncocercose, febre oropouche, meningite e até cegueira.

Confira as medidas, medidas para não cair em tentação de coçar as picadas:

1)      Lavar com água e sabão a região afetada, secar a pele e mantê-la hidratada com cremes e pomadas pós-picada. Além de eliminar a coceira da região, essas pomadas também promovem alívio e sensação de frescor, deixando um aroma suave e agradável;

2)     Fazer compressa fria com gelo por cerca de 10 minutos entorpece e acalma a pele;

3)     Aplicar uma gota de mel tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias;

4)     Passar gel de aloé-vera também auxilia, devido sua ação anti-inflamatória, assim como óleos essenciais diluídos em água (neem, lavanda e alecrim).

Proteger a pele com repelente de insetos para evitar as picadas de mosquito borrachudo é necessário. O produto tampa os poros das antenas dos mosquitos e fazendo com que eles se afastem da pele. Deve-se aplicar em toda a região do corpo exposta ao ar livre e reaplicar a cada 4 horas.

Além disso pode ser útil se precaver em viagens para espaços rurais ou locais onde há predominância de insetos, com o uso de inseticidas e repelentes ultrassônicos.

O tratamento da região atingida com produtos pós-picada também auxilia a reduzir o tempo de duração dos efeitos da picada do borrachudo, fazendo que os danos na pele sejam reduzidos.

*Guto Cunha e gerente de marketing e novos produtos da FreeBrands, house of brands do segmento HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), criada em 2020 para administrar as marcas FreeCô, Free Wipes, Free Bite, Kissu e Beta – e-mail: [email protected]

Sobre a FreeBrands

House of brands do segmento HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) criada em 2020 para administrar as marcas FreeCô, o primeiro bloqueador de odores sanitários do país criado em 2015; Free Wipes, os lenços umedecidos antissépticos; Free Bite, produto que alivia a coceira e o desconforto causado por picadas de insetos; Kissu, spray bucal que elimina o mau hálito; e Beta, novo hidrante labial feito com os ingredientes naturais do Brasil e a mais moderna tecnologia de hidratação. Para saber mais, acesse: www.freebrands.com.br ou @freebrandsbrasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *